Você não pode cuidar de sua vida, não pode fazer absolutamente nada, então vai até o fim que Aquele que pode certamente cuidará por você.
Daniel 12
01 - Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
02 - E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
03 - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
04 - Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
05 - Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio.
06 - E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas?
07 - E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.
08 - Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
09 - Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.
10 - Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.
11 - E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
12 - Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias.
13 - Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias.
Este tema é bastante complexo:
Nele se pode falar sobre o fim dos tempos, sobre tudo o que isto significa, inclusive com previsões de terremotos no Brasil, tudo o que vai acontecer pelo mundo, mas isto ficará para outro estudo
Pode-se falar sobre ir até o fim, com o sentido de “ser fiel até a morte e dar-te ei a coroa da vida” - Ap. 2.10, mas não vamos falar sobre este tema hoje, apenas quero lembrar-lhes que ser fiel até a morte não significa morrer crente, senão todo crente teria garantida uma coroa ao menos. Esta coroa está destinada aqueles que morreram pelo amor ao evangelho, ou morreriam por ele se preciso fosse;
Outros tantos estudos podem ser retirados deste pequeno versículo, de grande valor mas...
Falaremos sobre ir até o fim analisando aquilo que me parece ser o conselho que Daniel recebe:
O homem vestido de linho está dizendo sobre tantas coisas que aconteceriam nos últimos dias - desolações, livramento do povo de Deus - e diz para Daniel o seguinte: “TU, PORÉM VAI ATÉ O FIM” - O QUE ELE QUER DIZER COM ISTO?
Para explicar a Bíblia, temos que usar a Bíblia. Não adianta eu ficar achando isto, pensando naquilo, se o que liberta é a verdade e o que é a verdade? Jesus ao orar disse: Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. (João 17.17). Então vamos buscar na palavra a resposta para a dúvida - O QUE ELE QUIS DIZER COM ISTO?
Vejamos II Tm 3.
1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.
10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,
11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.
12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
Leiamos também II Tm 4 3-5
1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Paulo está aconselhando um jovem pastor e deixando para os dias de hoje, os últimos dias, um aviso de como seriam os últimos dias: homens arrogantes, presunçosos, etc. - DENTRO DA IGREJA - Todos os defeitos de quem freqüenta a igreja e diz: você tem observado a sã doutrina, permanece naquilo que aprendeste, sede sóbrio, sofre as aflições, faze a obra, ou seja: VAI ATÉ O FIM...
E não é isto que o homem vestido de linho dizia para Daniel?
Estamos vivendo uma época em que as pessoas estão vivendo um evangelho do lucro pessoal; Só vou ser crente se Deus me der isto, ou aquilo... E o pior é que tem igrejas que só pregam o Deus da providência. Queridos, isto são os sinais que seguem os que crêem. É o meio, não o fim. E qual é o fim? Qual é o objetivo?
Voltemos para II Tm 4.5 - Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Aqui está o fim, a meta, o propósito pelo qual fostes chamado.
O fim, a meta, é o que está escrito em Tito 2. 1: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”, isto é cumprir o ministério. Eu sei que muitas pessoas falam o que querem e o que não querem, porque emprestam a boca para o diabo, arrumando motivos para suas próprias doutrinas, mas o versículo de II Tm 4.5 continua dizendo sofre as aflições e faze a tua obra, então ao invés de ficar me explicando, perdendo o precioso tempo de Deus, eu faço a obra que Ele me mandou e deixo que Ele cobrará daqueles que não tem o que fazer...
Aí você pode me dizer que não concorda que ir até o fim significa também sofrer porque você leu que tantas pessoas foram abençoadas, alguns ensinam até a rejeitar certas coisas. Tudo bem. Vamos à Bíblia novamente, não é ela que dá as respostas?
Paulo era um grande homem. Para muitos o maior apóstolo. Mais quando ele estava se dirigindo para a casa de Ananias, ainda cego, depois de ter literalmente caído do cavalo no caminho de Damasco, o que foi que Deus mandou Ananias lhe prometer?
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.Este é o problema: Estamos vivendo dias que as pessoas querem prosperidade, bênçãos mil, famílias ajustadas, bom emprego, excelente salário, mas ninguém está querendo ser santo, ninguém quer ser separado para ir até o fim, fazendo a obra de Deus.
Aí voce me pergunta: “Mas Deus não prometeu que se nos deixássemos ele nos daria 100 vezes mais?” Concordo, mas eu pergunto: quem realmente deixou por amor a ele? O que voce deixou foi realmente por AMOR?
Deixar já pensando no lucro não é vantagem. Com Deus não se faz negócios. Veja o que Diz I Coríntios 15.19:
Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. (MISERÁVEIS)
Agora, diz Salmos, se fizermos a vontade de Deus, buscando o seu Reino, ou seja trazendo o reino dEle para este mundo, aí então as coisas são acrescentadas
Então, voltemos, Daniel, Timóteo, Pedro José, Antônio Maria, seja lá qual for o seu nome: Se você quer bênçãos, vai até o fim suportando tudo fazendo tudo, não levando em consideração os falsos crentes que te cercam, os falsos pregadores, que falam em prosperidade sem falar em ser santo, e vai até o fim
Jesus ofereceu uma cruz para ser trocada por um fardo, ou seja, sempre tem peso. Ele mesmo disse que no mundo teríamos aflições, mas se você for até o fim, ou seja se você se preocupar em ser santo e anunciar o seu evangelho, “O MAIS ELE FARÁ”
Vamos viver o evangelho genuíno e não usá-lo em nosso próprio interesse, ao contrário do que dizem Deus não precisa de Você: Ele está no céu e lá vai continuar para todo o sempre, agora você precisa dele se quiser chegar lá. Para isto Vá até o fim, sem se preocupar com as coisas daqui, pois então em troca ele vai cuidar disto. Não é a Bíblia que diz no Salmo 37.4 - AGRADA-TE DO SENHOR E ELE CONCEDERÁ AQUILO QUE DESEJA O TEU CORAÇÃO?
- Então seja sábio Você não pode cuidar de sua vida, não pode fazer absolutamente nada, então vai até o fim que Aquele que pode certamente cuidará por você
terça-feira, 9 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Poderia hoje falar muita coisa, contar a história desse dia, mas quero apenas deixar uma singela homenagem "as tres mulheres guerreiras que fazem parte da minha vida:
1 - Minha mãe, que sempre foi uma batalhadora, cônscia de seu papel de mulher e que que com seu exemplo de vida me levou a conhecer a Jesus e a dedicar-me a Ele. Hoje, viúva,ela é a lider do Circulo de Oração do Ministério da Assembléia de Deus onde faz parte.
2 - Minha esposa, que pacientemente tem me aturado por todos esses anos, que dedicou sua juventude a ser minha companheira, e que sempre esteve do meu lado me encorajando a estudar mais e a conquistar resultados. Excelente mãe e serva fiel do Senhor.
3 - Minha Filha, que tem sido inspiração para que eu exerça todos os meus trabalhos com honestidade e valores. Eu a amo de todo coração e desejo que Deus a faça feliz todos os dias de sua vido, por isto insisto em lhe ensinar os caminhos do Senhor, pois "a mulher que teme ao Senhor, esta será louvada".
A voces e a todas as mulheres deixo minha gratidão e esta poesia que tenta expressar um pouco do que voces são:
Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
1 - Minha mãe, que sempre foi uma batalhadora, cônscia de seu papel de mulher e que que com seu exemplo de vida me levou a conhecer a Jesus e a dedicar-me a Ele. Hoje, viúva,ela é a lider do Circulo de Oração do Ministério da Assembléia de Deus onde faz parte.
2 - Minha esposa, que pacientemente tem me aturado por todos esses anos, que dedicou sua juventude a ser minha companheira, e que sempre esteve do meu lado me encorajando a estudar mais e a conquistar resultados. Excelente mãe e serva fiel do Senhor.
3 - Minha Filha, que tem sido inspiração para que eu exerça todos os meus trabalhos com honestidade e valores. Eu a amo de todo coração e desejo que Deus a faça feliz todos os dias de sua vido, por isto insisto em lhe ensinar os caminhos do Senhor, pois "a mulher que teme ao Senhor, esta será louvada".
A voces e a todas as mulheres deixo minha gratidão e esta poesia que tenta expressar um pouco do que voces são:
Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
sexta-feira, 5 de março de 2010
DEUS NUNCA ERRA !
Um rei que
não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe
dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito , Ele não
erra!
Um dia
eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o
animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
Furioso e
sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele
fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
O servo
apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que
Deus é bom; e ele sabe o por que de todas as coisas
O que Deus
faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o
seu servo . Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por
selvagens que faziam sacrifícios humanos.
Já no
altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não
tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos
deuses.
Ao voltar
para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu -o muito
afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser
sacrificado pelos selvagens , justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma
dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse
preso?
Meu rei,
se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu
lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é
perfeito
Ele nunca
erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que
nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito.
Todas as manhãs, ofereça seu dia ao Senhor
Jesus
Peça para
Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus
sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA
ERRA!!!
Sabe
porque você leu essa mensagem ? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca
erra.......
O caminho
de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que
nele confiam, como diz em 2º Samuel – 22 – 31.
não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe
dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito , Ele não
erra!
Um dia
eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o
animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.
Furioso e
sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele
fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
O servo
apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que
Deus é bom; e ele sabe o por que de todas as coisas
O que Deus
faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o
seu servo . Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por
selvagens que faziam sacrifícios humanos.
Já no
altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não
tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos
deuses.
Ao voltar
para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu -o muito
afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser
sacrificado pelos selvagens , justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma
dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse
preso?
Meu rei,
se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu
lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é
perfeito
Ele nunca
erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que
nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito.
Todas as manhãs, ofereça seu dia ao Senhor
Jesus
Peça para
Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus
sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA
ERRA!!!
Sabe
porque você leu essa mensagem ? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca
erra.......
O caminho
de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que
nele confiam, como diz em 2º Samuel – 22 – 31.
quarta-feira, 3 de março de 2010
A SILENCIOSA INVESTIDA DA REDE GLOBO
Recebi e estou passando - o que voce acha?
Saudações amigos
Dias atrás eu conversava com minha esposa sobre a programação da Rede Globo, do padrão de qualidade, da audiência, do investimento gigantesco em publicidade e das inúmeras repetidoras espalhadas no Brasil e no mundo.
Acontece que a Globo, com todo esse poder de penetração na sociedade e dentro de nossas casas, vem introduzindo, silenciosamente, uma cultura de libertinagem, traição, adultério e rompimento com a célula familiar de forma sutil.
Com o advento do BBB10 a Globo conseguiu o que ela vinha tentando há muito tempo, o beijo gay ao vivo. Em duas cenas do BBB 10 aconteceram dois beijos Gay e quando um deles foi "líder" a produção do programa teve o cuidado de colocar sobre uma estante a foto do beijo, com isso a Globo faz com que seus fiéis telespectadores vejam o beijo gay como algo comum e engraçado, ou seja, aceitável.
Agora, nas novelas globais o beijo gay vai acontecer, induzindo esse comportamento aos jovens e adolescentes, induzindo legisladores a criarem leis que abonem tal comportamento.
No mesmo BBB 10 uma das participantes declarou-se lésbica e com essa declaração todas as demais mulheres do programa se aproximaram dela sendo protagonizado o selinho lésbico no programa e todos os demais a apoiaram sob o manto sagrado do não preconceito.
Na novela Viver a Vida o tema principal mostrado de forma engraçada e aceitável é a da traição e do adultério.
A Globo leva ao telespectador ao absurdo de torcer para que um irmão traia o outro ficando com sua namorada.
A traição nessa novela é a mola mestra da máquina, todos os personagens se traem, e isso é mostrado de forma comum, simples, corriqueiro.
Mas talvez, a investida mais evidente e absurda esta na novela das 6h, Cama de Gato.
A Globo superou todos os limites nessa novela ao colocar como tema uma música do grupo Titãs.
Na música, nenhuma linha de sua letra se consegue tirar algo de poético, de aconselhável pra vida ou de apoio.
A letra da música faz menção discarada do Inimigo de nossas almas que deseja entrar em nossa casa (coração) e destruir tudo, tirarem tudo do lugar (destruir a célula familiar e nossa fé).
A música chega ao absurdo de dizer que devemos voltar à mesma prisão, a mesma vida de morte que vivíamos.
Amados amigos, fica o alerta, às vezes nem nos damos conta do real propósito de uma novela, de um programa, de uma música, e como Jesus esta às portas, as coisas do mal estão cada vez mais evidentes e claras. Até os incrédulos estão percebendo que algo esta errado.
Aproveito para trazer ao conhecimento a letra dessa música, cuidadosamente escolhida pela Globo para servir de tema da dita novela; música de abertura da novela.
Vamos deixar que entrem Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem O que eu construi pra mim
Que joguem lixo Que destruam o meu jardim
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Vamos deixar que entrem Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis E queimem tudo o que restar
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro O mesmo desespero
Vamos deixar que entrem Como uma interrogação
Até os inocentes Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos Já não é de ninguém
Pedir que quebrem Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem Nada é como você pensa
Pedir que sentem Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas Quem é que pode estar seguro?
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro O mesmo desespero
Imaginem nossas crianças cantando isso? Trazendo isso pra dentro do coração e da alma dela?
Tente imaginar de onde o compositor dessa pérola tirou inspiração para compôr tamanha afronta?
A palavra de Deus é clara quando diz; quem esta de pé, veja que não caia. e ainda; examinai todas as coisas, retende oque é bom.
Ai pergunto, parafraseando a própria Bíblia; pode porventura vir alguma coisa boa da Rede Globo?
Pense nisso, anuncie isso, faça conhecer, livre alguns dessa humilhação, dessa falta de futuro, dessa cela de prisão.
Jesus esta à porta, e você o que tens preparado para quem será? "
Saudações amigos
Dias atrás eu conversava com minha esposa sobre a programação da Rede Globo, do padrão de qualidade, da audiência, do investimento gigantesco em publicidade e das inúmeras repetidoras espalhadas no Brasil e no mundo.
Acontece que a Globo, com todo esse poder de penetração na sociedade e dentro de nossas casas, vem introduzindo, silenciosamente, uma cultura de libertinagem, traição, adultério e rompimento com a célula familiar de forma sutil.
Com o advento do BBB10 a Globo conseguiu o que ela vinha tentando há muito tempo, o beijo gay ao vivo. Em duas cenas do BBB 10 aconteceram dois beijos Gay e quando um deles foi "líder" a produção do programa teve o cuidado de colocar sobre uma estante a foto do beijo, com isso a Globo faz com que seus fiéis telespectadores vejam o beijo gay como algo comum e engraçado, ou seja, aceitável.
Agora, nas novelas globais o beijo gay vai acontecer, induzindo esse comportamento aos jovens e adolescentes, induzindo legisladores a criarem leis que abonem tal comportamento.
No mesmo BBB 10 uma das participantes declarou-se lésbica e com essa declaração todas as demais mulheres do programa se aproximaram dela sendo protagonizado o selinho lésbico no programa e todos os demais a apoiaram sob o manto sagrado do não preconceito.
Na novela Viver a Vida o tema principal mostrado de forma engraçada e aceitável é a da traição e do adultério.
A Globo leva ao telespectador ao absurdo de torcer para que um irmão traia o outro ficando com sua namorada.
A traição nessa novela é a mola mestra da máquina, todos os personagens se traem, e isso é mostrado de forma comum, simples, corriqueiro.
Mas talvez, a investida mais evidente e absurda esta na novela das 6h, Cama de Gato.
A Globo superou todos os limites nessa novela ao colocar como tema uma música do grupo Titãs.
Na música, nenhuma linha de sua letra se consegue tirar algo de poético, de aconselhável pra vida ou de apoio.
A letra da música faz menção discarada do Inimigo de nossas almas que deseja entrar em nossa casa (coração) e destruir tudo, tirarem tudo do lugar (destruir a célula familiar e nossa fé).
A música chega ao absurdo de dizer que devemos voltar à mesma prisão, a mesma vida de morte que vivíamos.
Amados amigos, fica o alerta, às vezes nem nos damos conta do real propósito de uma novela, de um programa, de uma música, e como Jesus esta às portas, as coisas do mal estão cada vez mais evidentes e claras. Até os incrédulos estão percebendo que algo esta errado.
Aproveito para trazer ao conhecimento a letra dessa música, cuidadosamente escolhida pela Globo para servir de tema da dita novela; música de abertura da novela.
Vamos deixar que entrem Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem O que eu construi pra mim
Que joguem lixo Que destruam o meu jardim
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Vamos deixar que entrem Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis E queimem tudo o que restar
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro O mesmo desespero
Vamos deixar que entrem Como uma interrogação
Até os inocentes Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos Já não é de ninguém
Pedir que quebrem Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem Nada é como você pensa
Pedir que sentem Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas Quem é que pode estar seguro?
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno A mesma cela de prisão - a falta de futuro O mesmo desespero
Imaginem nossas crianças cantando isso? Trazendo isso pra dentro do coração e da alma dela?
Tente imaginar de onde o compositor dessa pérola tirou inspiração para compôr tamanha afronta?
A palavra de Deus é clara quando diz; quem esta de pé, veja que não caia. e ainda; examinai todas as coisas, retende oque é bom.
Ai pergunto, parafraseando a própria Bíblia; pode porventura vir alguma coisa boa da Rede Globo?
Pense nisso, anuncie isso, faça conhecer, livre alguns dessa humilhação, dessa falta de futuro, dessa cela de prisão.
Jesus esta à porta, e você o que tens preparado para quem será? "
EVOLUÇÃO - UMA TEORIA BARATA
Existem alguns seres que a ciência crê serem tão antigos quanto o conhecimento, como o tubarão, o celacanto, que julgado extinto reapareceu surpreendentemente nos tempos modernos na África exatamente como era, sem apresentar nenhum sinal de evolução, e a conhecidíssima e atualíssima barata caseira, aquela mesmo que você sempre confronta com o seu chinelo em casa.
Dizem que se houver uma guerra nuclear e todos perecerem, é quase certo que um inseto sobreviverá, será ele a barata! Ela será capaz de se adaptar e após a morte de alguns exemplares, os seguintes, que resistirem, passará até a se alimentar da radiação atômica, fazendo dela alimento.
A ciência descobriu que ela se adapta até a comer o veneno preparado para matá-la, e só uma questão de tempo, as que não morrem pelo seu efeito, se adaptam ao veneno e passam a conviver com ele, e isto não é evolução é adaptação imediata. As baratas vivem em quaisquer condições, seja no calor, frio, na terra, no esgoto, na sujeira, no lixo, no mato, na areia, no deserto, até em ambientes limpos.
Segundo os estudiosos elas conviveram com os dinossauros, foram contemporâneas deles, talvez tenham sido uma tormenta para eles, subindo por suas caldas, andando por seus corpos, subindo em suas cabeças, até dentro de suas bocas.
Deve ter havido um momento em que os “dinos” exaustos definiram: ou nós ou elas, o mundo é pequeno demais para nos dois! Como os “dinos” não ficaram para contestar esta história, fica válida a versão unilateral e o testemunho presente das baratas sobre o resultado final de tal contenda.
As baratas comem de tudo, além dos nossos alimentos, comem papel, tecidos, fibras, etc., mas o seu prato predileto é na verdade uma outra barata, ela é naturalmente antropófaga e praticante do canibalismo.
As baratas através dos tempos têm resistido aos seus predadores, resistem às aranhas, às cobras, às lagartixas e subsistem até aos inseticidas humanos
e às galinhas, ao atravessarem os galinheiros, mesmo com a morte de muitos indivíduos a classe permanece atuante.
Se for verdade que houve hominídeos no passado, sem dúvida eles devem ter tido grandes problemas habitando nas cavernas, cremos que um dos maiores era a presença das baratas! Elas amam habitar cavernas ainda mais onde existem espécimes da raça humana, ainda que antropóides.
Quem gosta de baratas? Quem gosta de ter uma barata subindo por suas pernas, por debaixo das calças? Quem não tem arrepios só de pensar no contato físico com as pernas das baratas? Qual a mulher que não tem verdadeiro pavor de baratas?
Ela é incessantemente atacada pela raça humana, mas onde estão os homens lá estão elas. Se houvesse evolução das espécies, certamente ela seria uma prova disso, mostraria em seu corpo através das eras a história escrita da evolução, seria um livro aberto e vasto para o estudo do assunto, mas como é muito insignificante talvez por isso não tenha sido levada em conta. Embora seja um dos seres mais resistentes e persistentes, entrou para a história humana como símbolo de fraqueza, no sempre citado e famoso jargão depreciativo, que diz “ele tem sangue de barata”, porém, ela tendo realmente “sangue de barata” atravessou a história geológica das eras, o que prova que isto talvez não seja tão ruim assim.
Mas, a grande ironia é que embora ela tenha sido ignorada na teoria da evolução das espécies, resiste desde a noite dos tempos e talvez seja uma das únicas espécies que estiveram presentes no túmulo do grande mentor desta teoria “Charles Darwin”.
Ela, a barata, lhe perguntaria se pudesse: “E eu, por que não evolui? Por que continuo tão desprezada por trilhões e trilhões de anos, sem nem sequer me encorpar para poder deixar de ser tão chata e tão aprazível aos abomináveis chinelos? Nem para sua teoria eu servi?! Não faz mal, Charles Darwin, porque embora eu tenha sido tão ignorada, não me melindrarei por isso, ao contrário, eu o ajudarei a entender um pouco mais de sua própria existência, vou ajudá-lo com a cooperação de outros, é claro, a voltar ao pó como você era no princípio, pois do pó você veio e para ele tornará como está escrito, acreditando ou não nisso, e assim será também com todos os que o seguirem crendo em suas elucubrações evolucionistas”. (cf. Gn 3: 19)
Desculpem-me se passei a idéia de ser a teoria da evolução uma teoria barata, e mais ainda, se tive a pretensão de querer “desbaratar” essa teoria.
Dizem que se houver uma guerra nuclear e todos perecerem, é quase certo que um inseto sobreviverá, será ele a barata! Ela será capaz de se adaptar e após a morte de alguns exemplares, os seguintes, que resistirem, passará até a se alimentar da radiação atômica, fazendo dela alimento.
A ciência descobriu que ela se adapta até a comer o veneno preparado para matá-la, e só uma questão de tempo, as que não morrem pelo seu efeito, se adaptam ao veneno e passam a conviver com ele, e isto não é evolução é adaptação imediata. As baratas vivem em quaisquer condições, seja no calor, frio, na terra, no esgoto, na sujeira, no lixo, no mato, na areia, no deserto, até em ambientes limpos.
Segundo os estudiosos elas conviveram com os dinossauros, foram contemporâneas deles, talvez tenham sido uma tormenta para eles, subindo por suas caldas, andando por seus corpos, subindo em suas cabeças, até dentro de suas bocas.
Deve ter havido um momento em que os “dinos” exaustos definiram: ou nós ou elas, o mundo é pequeno demais para nos dois! Como os “dinos” não ficaram para contestar esta história, fica válida a versão unilateral e o testemunho presente das baratas sobre o resultado final de tal contenda.
As baratas comem de tudo, além dos nossos alimentos, comem papel, tecidos, fibras, etc., mas o seu prato predileto é na verdade uma outra barata, ela é naturalmente antropófaga e praticante do canibalismo.
As baratas através dos tempos têm resistido aos seus predadores, resistem às aranhas, às cobras, às lagartixas e subsistem até aos inseticidas humanos
e às galinhas, ao atravessarem os galinheiros, mesmo com a morte de muitos indivíduos a classe permanece atuante.
Se for verdade que houve hominídeos no passado, sem dúvida eles devem ter tido grandes problemas habitando nas cavernas, cremos que um dos maiores era a presença das baratas! Elas amam habitar cavernas ainda mais onde existem espécimes da raça humana, ainda que antropóides.
Quem gosta de baratas? Quem gosta de ter uma barata subindo por suas pernas, por debaixo das calças? Quem não tem arrepios só de pensar no contato físico com as pernas das baratas? Qual a mulher que não tem verdadeiro pavor de baratas?
Ela é incessantemente atacada pela raça humana, mas onde estão os homens lá estão elas. Se houvesse evolução das espécies, certamente ela seria uma prova disso, mostraria em seu corpo através das eras a história escrita da evolução, seria um livro aberto e vasto para o estudo do assunto, mas como é muito insignificante talvez por isso não tenha sido levada em conta. Embora seja um dos seres mais resistentes e persistentes, entrou para a história humana como símbolo de fraqueza, no sempre citado e famoso jargão depreciativo, que diz “ele tem sangue de barata”, porém, ela tendo realmente “sangue de barata” atravessou a história geológica das eras, o que prova que isto talvez não seja tão ruim assim.
Mas, a grande ironia é que embora ela tenha sido ignorada na teoria da evolução das espécies, resiste desde a noite dos tempos e talvez seja uma das únicas espécies que estiveram presentes no túmulo do grande mentor desta teoria “Charles Darwin”.
Ela, a barata, lhe perguntaria se pudesse: “E eu, por que não evolui? Por que continuo tão desprezada por trilhões e trilhões de anos, sem nem sequer me encorpar para poder deixar de ser tão chata e tão aprazível aos abomináveis chinelos? Nem para sua teoria eu servi?! Não faz mal, Charles Darwin, porque embora eu tenha sido tão ignorada, não me melindrarei por isso, ao contrário, eu o ajudarei a entender um pouco mais de sua própria existência, vou ajudá-lo com a cooperação de outros, é claro, a voltar ao pó como você era no princípio, pois do pó você veio e para ele tornará como está escrito, acreditando ou não nisso, e assim será também com todos os que o seguirem crendo em suas elucubrações evolucionistas”. (cf. Gn 3: 19)
Desculpem-me se passei a idéia de ser a teoria da evolução uma teoria barata, e mais ainda, se tive a pretensão de querer “desbaratar” essa teoria.
terça-feira, 2 de março de 2010
NO PÂNTANO DA DÚVIDA
Pode um cristão genuíno ser assolado pelas trevas da dúvida e da incredulidade? Pode existir um período de ausência de luz na alma cristã? Pode o homem ou mulher de Deus atolar no pântano do desespero e da dúvida?
O que é a dúvida?
É a incerteza em que se está sobre a realidade de um fato, sobre a verdade de uma asserção; hesitação, suspeita; objeção; dificuldade em crer, incredulidade; ceticismo; escrúpulo. Atitude intelectual específica que a pessoa adota diante de uma proposição. Incerteza no tocante à veracidade ou falsidade da proposição (proposta, oferecimento; aquilo que se apresenta para chegar a uma conclusão; teorema).
Uma coisa é duvidar da existência de Deus (pessoa): “Deus existe?”. Outra é duvidar da fidedignidade de Deus (proposição), desconfiar de Deus (questão de confiança). Essa parece ser a dúvida mais comum entre os cristãos. Jesus queria que seus discípulos confiassem em Deus e se entregassem aos seus cuidados. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. Jo 14.1
Os vários tipos de dúvida
Há vários tipos de dúvida. A maioria delas é negativa e perigosa. Somente uma delas parece ser menos nociva e até mesmo necessária, em alguns casos.
Dúvida filosófica
Pode ser dividida em dois tipos:
1. Dúvida definitiva (cética) O cético – o descrente, que duvida de tudo - duvida porque pensa que não há respostas e que elas não poderiam existir. O cético diz que não há evidências. “Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus”.Sl 10:4
2. Dúvida Provisória Método de Descartes – lança dúvidas com a finalidade de chegar a uma conclusão mais fidedigna). É a dúvida com vistas ao aprendizado. Essa é a dúvida isenta de afronta que, no fundo, deseja que o fato, alvo da dúvida, seja verdade.
A dúvida de Tomé
Parece não ser pecaminosa visto que não há repreensão nem arrependimento. Bastou que se constatasse a veracidade do fato – Jesus apresentar-se vivo – que a dúvida foi sanada e a devoção renovada. “E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!”. Jo 20.26-29
A dúvida de Jó
Todo o questionamento de Jó e seus amigos buscava descobrir a razão de toda sua desgraça. Após Deus falar com ele – sem lhe responder especificamente
sua questão – Jó sentiu-se plenamente satisfeito. Aprendemos duas coisas: primeiro, nem sempre teremos todas as nossas dúvidas respondidas, segundo, a presença de Deus satisfaz mais do que conhecer as razões das coisas.
A dúvida de João Batista
No cárcere e, provavelmente, no pântano da dúvida, João Batista pede a Jesus confirmação de sua identidade. Jesus apresenta suas obras em cumprimento da Palavra profética: “És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho”. Mt 11.3-5
Dúvida equivalente à negação
Essas dúvidas têm o sentido de negações veladas; ele diz não na presença de evidências. A serpente negou diante da evidência da vontade de Deus: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. Gn 3.1
O rico negou diante da evidência de que Abraão é que estava com a razão: “E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. Lc 16.27-31
Os fariseus negaram as evidências presentes – recusaram-se a crer - e pediram um sinal exclusivo para eles. Jesus entendeu seu pedido como recusa, os repreendeu e se recusou a dar outro sinal: “Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra”. Mt 12.38-40
Dúvida ignorante
É a dúvida que busca evidências diante das próprias evidências. A pessoa tem todas as evidências para crer, mas ainda duvida, porque pensa que há alguma explicação adicional que solucionará todas as dúvidas. Dúvida sem base racional. É ignorante porque procura algo adicional sem saber o que.
O fato e o perigo da dúvida
As dúvidas sempre estarão presentes. A Bíblia nos trouxe a revelação necessária para que voltemos a Deus através do resgate operado por Jesus Cristo, mas ela não nos responde todos os questionamentos em todas as áreas da existência: “As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei”. Dt 29.29. Temos, no entanto, a promessa de que um dia conheceremos a Deus e suas obras plenamente: “Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido”. 1Co 13:12.
A dúvida tem sua raiz no pecado
Como você pôde perceber, dentre os tipos de dúvida listados acima, somente a dúvida filosófica provisória é a menos nociva, pois se dissolve diante de evidências. Porém, também é obra do Espírito convencer o mundo do pecado... “porque não crêem em mim”, disse Jesus, Jo 16.9.
A dúvida impede a recepção das bênçãos de Deus
“Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. Tg 1:6-8
A dúvida pode ser o início do afastamento de Deus
“Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram”. Jd 5
“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”. Hb 3.12 (RA)
“E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!”. Lc 24.25
Os elementos da dúvida na alma Racional ou intelectual
A dúvida pode se concentrar na área da razão. Neste caso a ausência ou presença de evidências é que determinariam a solução ao problema da dúvida, muito embora se possa duvidar diante das evidências.
Emocional
A dúvida pode se instalar no âmbito dos sentimentos. A pessoa pode conhecer a verdade, mas não sentir-se bem com o efeito que a verdade tem sobre si, a ponto de ainda recusar-se a crer.
Volitivo
Por fim, a dúvida pode alimentar uma decisão da vontade. A verdade, após ser compreendida, pode solicitar mudança no modo de vida. Não disposta, a pessoa passa a recusar a entrega, questionando a verdade.
Como vencer a dúvida e a incredulidade
Confesse-as diante de Deus
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim”. Jo 16.8,9.
Reconheça que existe dúvida no seu coração e peça ajuda em oração (espírito)
“E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade”. Mc 9.24
Busque a verdade dos fatos na Palavra (intelecto)
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Rm 10.17
Tenha coragem
“E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”. Mc 4. 40
Não confie nas suas emoções
“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda, ajudando-nos também vós, com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito”. 2Co 1.8-11
Decida crer de acordo com a Palavra (atitude de fé – vontade)
“Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito”. Mc 11:23
“Porque andamos por fé e não por vista”. 2Co 5.7
Espere pela libertação do Senhor
“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu”. Sl 43:5
“Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do SENHOR na terra dos viventes”. Sl 27:13
Mesmo no pântano, você não está só
Quer seja num pântano de dúvidas ou numa fornalha, o que importa é quem está conosco ali. O que importa não é a profundidade do pântano, mas quem nos segura a mão. Jesus prometeu a sua presença. Ela nos basta. “eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”, Mt 28.20.
O que é a dúvida?
É a incerteza em que se está sobre a realidade de um fato, sobre a verdade de uma asserção; hesitação, suspeita; objeção; dificuldade em crer, incredulidade; ceticismo; escrúpulo. Atitude intelectual específica que a pessoa adota diante de uma proposição. Incerteza no tocante à veracidade ou falsidade da proposição (proposta, oferecimento; aquilo que se apresenta para chegar a uma conclusão; teorema).
Uma coisa é duvidar da existência de Deus (pessoa): “Deus existe?”. Outra é duvidar da fidedignidade de Deus (proposição), desconfiar de Deus (questão de confiança). Essa parece ser a dúvida mais comum entre os cristãos. Jesus queria que seus discípulos confiassem em Deus e se entregassem aos seus cuidados. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. Jo 14.1
Os vários tipos de dúvida
Há vários tipos de dúvida. A maioria delas é negativa e perigosa. Somente uma delas parece ser menos nociva e até mesmo necessária, em alguns casos.
Dúvida filosófica
Pode ser dividida em dois tipos:
1. Dúvida definitiva (cética) O cético – o descrente, que duvida de tudo - duvida porque pensa que não há respostas e que elas não poderiam existir. O cético diz que não há evidências. “Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus”.Sl 10:4
2. Dúvida Provisória Método de Descartes – lança dúvidas com a finalidade de chegar a uma conclusão mais fidedigna). É a dúvida com vistas ao aprendizado. Essa é a dúvida isenta de afronta que, no fundo, deseja que o fato, alvo da dúvida, seja verdade.
A dúvida de Tomé
Parece não ser pecaminosa visto que não há repreensão nem arrependimento. Bastou que se constatasse a veracidade do fato – Jesus apresentar-se vivo – que a dúvida foi sanada e a devoção renovada. “E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!”. Jo 20.26-29
A dúvida de Jó
Todo o questionamento de Jó e seus amigos buscava descobrir a razão de toda sua desgraça. Após Deus falar com ele – sem lhe responder especificamente
sua questão – Jó sentiu-se plenamente satisfeito. Aprendemos duas coisas: primeiro, nem sempre teremos todas as nossas dúvidas respondidas, segundo, a presença de Deus satisfaz mais do que conhecer as razões das coisas.
A dúvida de João Batista
No cárcere e, provavelmente, no pântano da dúvida, João Batista pede a Jesus confirmação de sua identidade. Jesus apresenta suas obras em cumprimento da Palavra profética: “És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho”. Mt 11.3-5
Dúvida equivalente à negação
Essas dúvidas têm o sentido de negações veladas; ele diz não na presença de evidências. A serpente negou diante da evidência da vontade de Deus: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. Gn 3.1
O rico negou diante da evidência de que Abraão é que estava com a razão: “E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. Lc 16.27-31
Os fariseus negaram as evidências presentes – recusaram-se a crer - e pediram um sinal exclusivo para eles. Jesus entendeu seu pedido como recusa, os repreendeu e se recusou a dar outro sinal: “Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra”. Mt 12.38-40
Dúvida ignorante
É a dúvida que busca evidências diante das próprias evidências. A pessoa tem todas as evidências para crer, mas ainda duvida, porque pensa que há alguma explicação adicional que solucionará todas as dúvidas. Dúvida sem base racional. É ignorante porque procura algo adicional sem saber o que.
O fato e o perigo da dúvida
As dúvidas sempre estarão presentes. A Bíblia nos trouxe a revelação necessária para que voltemos a Deus através do resgate operado por Jesus Cristo, mas ela não nos responde todos os questionamentos em todas as áreas da existência: “As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei”. Dt 29.29. Temos, no entanto, a promessa de que um dia conheceremos a Deus e suas obras plenamente: “Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido”. 1Co 13:12.
A dúvida tem sua raiz no pecado
Como você pôde perceber, dentre os tipos de dúvida listados acima, somente a dúvida filosófica provisória é a menos nociva, pois se dissolve diante de evidências. Porém, também é obra do Espírito convencer o mundo do pecado... “porque não crêem em mim”, disse Jesus, Jo 16.9.
A dúvida impede a recepção das bênçãos de Deus
“Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. Tg 1:6-8
A dúvida pode ser o início do afastamento de Deus
“Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram”. Jd 5
“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”. Hb 3.12 (RA)
“E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!”. Lc 24.25
Os elementos da dúvida na alma Racional ou intelectual
A dúvida pode se concentrar na área da razão. Neste caso a ausência ou presença de evidências é que determinariam a solução ao problema da dúvida, muito embora se possa duvidar diante das evidências.
Emocional
A dúvida pode se instalar no âmbito dos sentimentos. A pessoa pode conhecer a verdade, mas não sentir-se bem com o efeito que a verdade tem sobre si, a ponto de ainda recusar-se a crer.
Volitivo
Por fim, a dúvida pode alimentar uma decisão da vontade. A verdade, após ser compreendida, pode solicitar mudança no modo de vida. Não disposta, a pessoa passa a recusar a entrega, questionando a verdade.
Como vencer a dúvida e a incredulidade
Confesse-as diante de Deus
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim”. Jo 16.8,9.
Reconheça que existe dúvida no seu coração e peça ajuda em oração (espírito)
“E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade”. Mc 9.24
Busque a verdade dos fatos na Palavra (intelecto)
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8.32
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Rm 10.17
Tenha coragem
“E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”. Mc 4. 40
Não confie nas suas emoções
“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda, ajudando-nos também vós, com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito”. 2Co 1.8-11
Decida crer de acordo com a Palavra (atitude de fé – vontade)
“Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito”. Mc 11:23
“Porque andamos por fé e não por vista”. 2Co 5.7
Espere pela libertação do Senhor
“Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e Deus meu”. Sl 43:5
“Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do SENHOR na terra dos viventes”. Sl 27:13
Mesmo no pântano, você não está só
Quer seja num pântano de dúvidas ou numa fornalha, o que importa é quem está conosco ali. O que importa não é a profundidade do pântano, mas quem nos segura a mão. Jesus prometeu a sua presença. Ela nos basta. “eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”, Mt 28.20.
segunda-feira, 1 de março de 2010
PARA ENTENDER A IGREJA
O apóstolo Paulo nos alertou sobre o perigo de não discernir o Corpo de Cristo. Ficamos indignados quando ouvimos de políticos evangélicos envolvidos em corrupção, líderes eclesiásticos de renome acusados de crimes. É justamente nestes momentos que temos que cuidar para também não nos tornarmos injustos para com a Igreja falando dela o que não convém.
Definição de Igreja
Ekklesia: derivada de "Ekkaleo" (chamar à parte) que significa "assembléia (congregação, grupo) de indivíduos chamados para fora". Não é templo ou instituição.
• IGREJA VISÍVEL
São as pessoas comprometidas com sua igreja local, que professam estarem unidas a Cristo e se reúnem para cultuar a Deus. Aqui estão o joio e o trigo, verdadeiros e falsos mestres, verdadeiros e falsos irmãos, os carnais e espirituais, as crianças e os adultos espirituais, os alunos e os mestres, etc.
• IGREJA INVISÍVEL
É a igreja espiritual cuja Cabeça, líder e orientador é Jesus, Jo 4.24. Dela fazem parte todos o homens e mulheres de fé, pessoas fiéis, sob graça de Jesus, regeneradas e redimidas por seu sacrifício de todos os tempos e épocas, no céu e na terra, Hb.11.39/12.1,23. Este é o reino espiritual de Deus. Desta Igreja só fazem parte os nascidos de novo da água e do Espírito, Jo 3.3,5.
Referências Bíblicas de Igreja
Todos os cristãos na terra – Todos os verdadeiros crentes, de todos os tempos e lugares, Ef 5.32. Todos os cristãos de uma cidade ou região – Grupo de cristãos de uma localização geográfica, At 11.22; 13.1; 1Co 16.19.
Uma congregação – Pequeno grupo de cristãos que se reúne num determinado local (casa, sala, templo), 1Co 14.19-35.
Igreja: O que a Bíblia nos diz?
Cada vez que falo mal da Igreja genericamente, falo impensadamente, e cometo injustiça quase criminosa. Vamos entender por que. Uma análise detalhada das passagens bíblicas onde aparece a palavra Igreja nos mostra as seguintes afirmações:
• A Igreja é constituída por pessoas edificadas por Jesus cujas portas do inferno não prevalecem contra elas, Mt 16.18.
Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. As portas do inferno cedem cada vez que a "irmã Maria" dobra os joelhos com suas irmãzinhas para pedir a conversão do filho da "irmã Fulana"; cura da netinha da "Siclana"; emprego do genro do "Beltrano". Depois de um tempo o filho se converte, a neta foi curada e o genro está empregado. Mas os resultados de suas orações não são contados em nossos comentários. Quando alguns dizem: onde estão os sinais que a igreja deveria estar operando? Os milagres que elas vivenciam não são levados em conta. Por quê?
• A Igreja é o último recurso de um irmão pecador, Mt 18.17.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Quando corremos atrás de uma ovelha que está se desviando ou está mesmo perdida e conseguimos com que ela volte atrás e se reintegre ao rebanho, Jesus diz que há mais alegria no céu por ele do que por noventa e nove justos; os anjos vibram de alegria. Não deveríamos festejar? Alegramo-nos também? Ou será que não demonstramos? Achamos que é pouco? Por quê?
• Igreja é formada por pessoas perseguidas e assoladas por causa de sua fé em Jesus, At 8.1,3; 1Co 15.9; Gl 1.13.
E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos... E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Todo o dia há notícias de irmãos que estão sofrendo por sua fé no mundo. Recentemente os irmãos Tilman Gerke, um missionário alemão, Necati Aydin e Ugur Yuksel, pastores da cidade de Malatya, na Turquia, foram torturados por três horas e por fim, decapitados por um grupo de muçulmanos radicais. A esposa de Tilman, Susanne, ao ser entrevistada, expressou seu perdão, dizendo que não quer vinganças. Ainda orou: "Oh Deus, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem". Quando dizemos que "a igreja está se afastando de seu chamado", cometemos injustiça para com estes irmãos que estão dando a vida por Jesus, não só nos outros países, mas também no Brasil.
• A Igreja é constituída por pessoas que oram pelos que são perseguidos injustamente, At 12.5.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
O site da Missão Portas Abertas trás inúmeros motivos de oração para irmãos perseguidos. De vez em quando vem uma boa notícia de que irmãos foram soltos milagrosamente. Cada vez que falo mal da igreja, desprezo os que oram e choram por ela.
• Igreja são irmãos que se reúnem para contar das grandes coisas que o Senhor faz por eles e como vidas estão se convertendo, At 14.27; 15.3. E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé... E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos.
O Ministério CFAN, do Evangelista alemão Reinhard Bonnke atua nos países da África. Recentemente fez uma campanha em Abuja – Nigéria. Em cinco dias de campanha evangelística o resultado foi: 1.046.390 (mais de um milhão) de almas convertidas. Tenho o direito de estar amargurado com a situação da Igreja? Por outro lado, uma vizinha que freqüenta nossa Pequena Família, pediu oração para se livrar do vívio do cigarro. Naquela mesma noite teve um sonho em que estava num hospital retirando uma fumaça azul de seus pulmões. Acordou, jogou fora o maço de cigarros e nunca mais fumou. Posso dizer que as coisas vão mal com a Igreja? Temos que contar as grandes coisas que o Senhor faz por nós!
• Igreja é formada por pessoas que precisam ser apascentadas pela liderança que ama a Jesus, At 20.28.
Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
Diante de Jesus ressuscitado, Pedro, envergonhado pela performance de sua negação, não conseguia responder o quanto o amava Jo 21.15-17. Mas a cada pergunta que Jesus fazia, acrescentava seu pedido a Pedro: "apascenta meus cordeiros". É como se Jesus dissesse a Pedro entre outras coisas: "Pedro, demonstre seu amor por mim cuidando de minhas ovelhas". O mais importante para Jesus é o cuidado com suas ovelhas. O líder que prioriza isto está amando a Jesus. Na falta de amor por Jesus, o que menos importa são as ovelhas. Quando você vê um líder que despreza pessoas de seu rebanho, ore por ele e fique atento.
• Todas as coisas estão sujeitas aos pés da Igreja, Corpo de Jesus, que é a Cabeça (os pés estão no Corpo ou logo abaixo da cabeça?), Ef 1.22; Cl 1.18.
E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja... E ele é a cabeça do corpo da igreja
Existe autoridade nas ações da Igreja. Se os falsos mestres estão atuando, se o pecado quer macular a santidade, vamos agir de forma completa, mas não deixemos o desânimo e a decepção ocuparem espaço em nossos corações.
• É por meio da Igreja que os principados e potestades dos céus conhecem a multiforme sabedoria de Deus, Ef 3.10; 1Pe 4.10. Tudo é nosso, 1Co 3.21,22.
Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus... Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus... Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso
Os anjos desejam bem atentar, investigar minuciosamente, sondar atentamente, 1Pe 1.12, o evangelho, a boa notícia que estamos vivendo. Os demônios não podem resistir a pressão da Igreja nas portas do inferno. A Dnª Antonieta procurou por Deus num centro espiritualista. A pessoa que a atendia, incorporada, disse que ali não era seu lugar. Deu-lhe um endereço dizendo que ali, sim, ela teria a resposta que precisava. Era uma igreja pentecostal. Ela obedientemente começou a freqüentar até entender o que se passou com ela. Há ou não há autoridade na Igreja de Jesus no Brasil?
• Igreja são pessoas por quem Jesus e os apóstolos sofreram aflições, Cl 1.24.
Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
Não posso crer que eles sofreram em vão! Jesus foi afligido por causa da Igreja. Há muitos que se dispõem a dar a vida por Jesus. Mas, e pela Igreja? Você está disposto a ser afligido por causa dela? Ou de vez em quando tem vontade de abandoná-la?
• A Igreja pertence a Deus, 1Tm 3.5,15, e por ela, Ele é glorificado, Ef 3.21.
Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?... a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
O ímpio não agrada a Deus. Somente seus filhos poderão agradar ao Pai por meio da fé. Jesus disse que é frutificando que a Igreja glorifica ao Pai, Jo 15.
• A Igreja é chamada de coluna e firmeza da verdade, 1Tm 3.15.
Para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
A mentira não prevalecerá em nosso meio: Salmos 101:7 "O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos." Jesus é a luz que habita na Igreja tornando-a luz do mundo. As trevas fogem da luz. Assim a Verdade, essência de Deus, o caráter de Jesus e a Pessoa do Espírito Santo, prevalecerão. A mentira, essência de satanás, se manifestará e será destruída.
Afinal
Nenhum marido suporta que falem mal de sua esposa. Muito menos injustamente. Nós o fazemos sem temor quando culpamos toda a Igreja pelos desmandos de alguns. Alerto aos meus amados de que, um meio eficiente do inimigo tentar ferir a Jesus, o Cabeça, é focar seus ataques no Corpo, procurando nublar nossos olhos, a fim de levar-nos a desprezar a Igreja de Jesus, sua Noiva.
O fato de Deus continuar a fazer sua obra na terra prova a capacidade do Espírito de fazer Sua vontade por entre as nossas incapacidades, imaturidades e diferenças. Já deveríamos ser mestres, mas ainda temos que aprender com Gamaliel (o que é de Deus, permanece), mesmo tendo como mestre a Jesus!
Houve um tempo em que considerei a Igreja como um "abacaxi", um problema, um fardo insuportável. Mas, Jesus curou-me desta enfermidade. Ele mostrou-me que a Igreja é uma mulher sofredora, mas também, virtuosa como em Provérbios 31. Lá o seu marido a louva dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior, v.29. Percebi que eu não admirava a Igreja como Ele o faz.
Mas o que mais me feriu e me conscientizou de que eu necessitava de cura foi ler a palavra de seus filhos: Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada (RC); Os seus filhos a respeitam e falam bem dela (NTLH), v.28. Bem, naquela ocasião, não era exatamente esta a minha postura. Pus minha mão à boca, capitulei e imediatamente pedi perdão ao Noivo por, injustamente denegrir a Sua noiva.
Definição de Igreja
Ekklesia: derivada de "Ekkaleo" (chamar à parte) que significa "assembléia (congregação, grupo) de indivíduos chamados para fora". Não é templo ou instituição.
• IGREJA VISÍVEL
São as pessoas comprometidas com sua igreja local, que professam estarem unidas a Cristo e se reúnem para cultuar a Deus. Aqui estão o joio e o trigo, verdadeiros e falsos mestres, verdadeiros e falsos irmãos, os carnais e espirituais, as crianças e os adultos espirituais, os alunos e os mestres, etc.
• IGREJA INVISÍVEL
É a igreja espiritual cuja Cabeça, líder e orientador é Jesus, Jo 4.24. Dela fazem parte todos o homens e mulheres de fé, pessoas fiéis, sob graça de Jesus, regeneradas e redimidas por seu sacrifício de todos os tempos e épocas, no céu e na terra, Hb.11.39/12.1,23. Este é o reino espiritual de Deus. Desta Igreja só fazem parte os nascidos de novo da água e do Espírito, Jo 3.3,5.
Referências Bíblicas de Igreja
Todos os cristãos na terra – Todos os verdadeiros crentes, de todos os tempos e lugares, Ef 5.32. Todos os cristãos de uma cidade ou região – Grupo de cristãos de uma localização geográfica, At 11.22; 13.1; 1Co 16.19.
Uma congregação – Pequeno grupo de cristãos que se reúne num determinado local (casa, sala, templo), 1Co 14.19-35.
Igreja: O que a Bíblia nos diz?
Cada vez que falo mal da Igreja genericamente, falo impensadamente, e cometo injustiça quase criminosa. Vamos entender por que. Uma análise detalhada das passagens bíblicas onde aparece a palavra Igreja nos mostra as seguintes afirmações:
• A Igreja é constituída por pessoas edificadas por Jesus cujas portas do inferno não prevalecem contra elas, Mt 16.18.
Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. As portas do inferno cedem cada vez que a "irmã Maria" dobra os joelhos com suas irmãzinhas para pedir a conversão do filho da "irmã Fulana"; cura da netinha da "Siclana"; emprego do genro do "Beltrano". Depois de um tempo o filho se converte, a neta foi curada e o genro está empregado. Mas os resultados de suas orações não são contados em nossos comentários. Quando alguns dizem: onde estão os sinais que a igreja deveria estar operando? Os milagres que elas vivenciam não são levados em conta. Por quê?
• A Igreja é o último recurso de um irmão pecador, Mt 18.17.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Quando corremos atrás de uma ovelha que está se desviando ou está mesmo perdida e conseguimos com que ela volte atrás e se reintegre ao rebanho, Jesus diz que há mais alegria no céu por ele do que por noventa e nove justos; os anjos vibram de alegria. Não deveríamos festejar? Alegramo-nos também? Ou será que não demonstramos? Achamos que é pouco? Por quê?
• Igreja é formada por pessoas perseguidas e assoladas por causa de sua fé em Jesus, At 8.1,3; 1Co 15.9; Gl 1.13.
E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos... E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Todo o dia há notícias de irmãos que estão sofrendo por sua fé no mundo. Recentemente os irmãos Tilman Gerke, um missionário alemão, Necati Aydin e Ugur Yuksel, pastores da cidade de Malatya, na Turquia, foram torturados por três horas e por fim, decapitados por um grupo de muçulmanos radicais. A esposa de Tilman, Susanne, ao ser entrevistada, expressou seu perdão, dizendo que não quer vinganças. Ainda orou: "Oh Deus, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem". Quando dizemos que "a igreja está se afastando de seu chamado", cometemos injustiça para com estes irmãos que estão dando a vida por Jesus, não só nos outros países, mas também no Brasil.
• A Igreja é constituída por pessoas que oram pelos que são perseguidos injustamente, At 12.5.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
O site da Missão Portas Abertas trás inúmeros motivos de oração para irmãos perseguidos. De vez em quando vem uma boa notícia de que irmãos foram soltos milagrosamente. Cada vez que falo mal da igreja, desprezo os que oram e choram por ela.
• Igreja são irmãos que se reúnem para contar das grandes coisas que o Senhor faz por eles e como vidas estão se convertendo, At 14.27; 15.3. E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé... E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos.
O Ministério CFAN, do Evangelista alemão Reinhard Bonnke atua nos países da África. Recentemente fez uma campanha em Abuja – Nigéria. Em cinco dias de campanha evangelística o resultado foi: 1.046.390 (mais de um milhão) de almas convertidas. Tenho o direito de estar amargurado com a situação da Igreja? Por outro lado, uma vizinha que freqüenta nossa Pequena Família, pediu oração para se livrar do vívio do cigarro. Naquela mesma noite teve um sonho em que estava num hospital retirando uma fumaça azul de seus pulmões. Acordou, jogou fora o maço de cigarros e nunca mais fumou. Posso dizer que as coisas vão mal com a Igreja? Temos que contar as grandes coisas que o Senhor faz por nós!
• Igreja é formada por pessoas que precisam ser apascentadas pela liderança que ama a Jesus, At 20.28.
Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
Diante de Jesus ressuscitado, Pedro, envergonhado pela performance de sua negação, não conseguia responder o quanto o amava Jo 21.15-17. Mas a cada pergunta que Jesus fazia, acrescentava seu pedido a Pedro: "apascenta meus cordeiros". É como se Jesus dissesse a Pedro entre outras coisas: "Pedro, demonstre seu amor por mim cuidando de minhas ovelhas". O mais importante para Jesus é o cuidado com suas ovelhas. O líder que prioriza isto está amando a Jesus. Na falta de amor por Jesus, o que menos importa são as ovelhas. Quando você vê um líder que despreza pessoas de seu rebanho, ore por ele e fique atento.
• Todas as coisas estão sujeitas aos pés da Igreja, Corpo de Jesus, que é a Cabeça (os pés estão no Corpo ou logo abaixo da cabeça?), Ef 1.22; Cl 1.18.
E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja... E ele é a cabeça do corpo da igreja
Existe autoridade nas ações da Igreja. Se os falsos mestres estão atuando, se o pecado quer macular a santidade, vamos agir de forma completa, mas não deixemos o desânimo e a decepção ocuparem espaço em nossos corações.
• É por meio da Igreja que os principados e potestades dos céus conhecem a multiforme sabedoria de Deus, Ef 3.10; 1Pe 4.10. Tudo é nosso, 1Co 3.21,22.
Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus... Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus... Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso
Os anjos desejam bem atentar, investigar minuciosamente, sondar atentamente, 1Pe 1.12, o evangelho, a boa notícia que estamos vivendo. Os demônios não podem resistir a pressão da Igreja nas portas do inferno. A Dnª Antonieta procurou por Deus num centro espiritualista. A pessoa que a atendia, incorporada, disse que ali não era seu lugar. Deu-lhe um endereço dizendo que ali, sim, ela teria a resposta que precisava. Era uma igreja pentecostal. Ela obedientemente começou a freqüentar até entender o que se passou com ela. Há ou não há autoridade na Igreja de Jesus no Brasil?
• Igreja são pessoas por quem Jesus e os apóstolos sofreram aflições, Cl 1.24.
Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
Não posso crer que eles sofreram em vão! Jesus foi afligido por causa da Igreja. Há muitos que se dispõem a dar a vida por Jesus. Mas, e pela Igreja? Você está disposto a ser afligido por causa dela? Ou de vez em quando tem vontade de abandoná-la?
• A Igreja pertence a Deus, 1Tm 3.5,15, e por ela, Ele é glorificado, Ef 3.21.
Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?... a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
O ímpio não agrada a Deus. Somente seus filhos poderão agradar ao Pai por meio da fé. Jesus disse que é frutificando que a Igreja glorifica ao Pai, Jo 15.
• A Igreja é chamada de coluna e firmeza da verdade, 1Tm 3.15.
Para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
A mentira não prevalecerá em nosso meio: Salmos 101:7 "O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos." Jesus é a luz que habita na Igreja tornando-a luz do mundo. As trevas fogem da luz. Assim a Verdade, essência de Deus, o caráter de Jesus e a Pessoa do Espírito Santo, prevalecerão. A mentira, essência de satanás, se manifestará e será destruída.
Afinal
Nenhum marido suporta que falem mal de sua esposa. Muito menos injustamente. Nós o fazemos sem temor quando culpamos toda a Igreja pelos desmandos de alguns. Alerto aos meus amados de que, um meio eficiente do inimigo tentar ferir a Jesus, o Cabeça, é focar seus ataques no Corpo, procurando nublar nossos olhos, a fim de levar-nos a desprezar a Igreja de Jesus, sua Noiva.
O fato de Deus continuar a fazer sua obra na terra prova a capacidade do Espírito de fazer Sua vontade por entre as nossas incapacidades, imaturidades e diferenças. Já deveríamos ser mestres, mas ainda temos que aprender com Gamaliel (o que é de Deus, permanece), mesmo tendo como mestre a Jesus!
Houve um tempo em que considerei a Igreja como um "abacaxi", um problema, um fardo insuportável. Mas, Jesus curou-me desta enfermidade. Ele mostrou-me que a Igreja é uma mulher sofredora, mas também, virtuosa como em Provérbios 31. Lá o seu marido a louva dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior, v.29. Percebi que eu não admirava a Igreja como Ele o faz.
Mas o que mais me feriu e me conscientizou de que eu necessitava de cura foi ler a palavra de seus filhos: Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada (RC); Os seus filhos a respeitam e falam bem dela (NTLH), v.28. Bem, naquela ocasião, não era exatamente esta a minha postura. Pus minha mão à boca, capitulei e imediatamente pedi perdão ao Noivo por, injustamente denegrir a Sua noiva.
Assinar:
Postagens (Atom)