Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorda com um saldo de R$ 86.400,00. Só que não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte,
Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz???
Você iria gastar cada centavo é claro! Todos nos somos clientes deste banco que estamos falando.
Se chama "TEMPO". Todas as manhãs, é creditado para cada um 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado como perda.
Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta.
Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então no que for melhor, na sua saúde, felicidade, sucesso! O relógio esta correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.
.
.
• Para você perceber o valor de "um ano", pergunte a um estudante que repetiu de ano.
f Para você perceber o valor de "um mês", pergunte para uma mãe que teve seu bebê prematuramente.
* Para você perceber o valor de "uma semana", pergunte a um editor de um jornal semanal.
* Para você perceber o valor de "uma hora", pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.
* Para você perceber o valor de "um minuto", pergunte a uma pessoa que perdeu um trem.
* Para você perceber o valor de "um segundo", pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente.
* Para você perceber o valor de "um milésimo de segundo", pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma olimpíada.
Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial o suficiente para gastar o seu tempo junto com você. Lembre-se, o tempo não espera pôr ninguém.
Ontem é história. O amanhã é um mistério. Hoje é uma dádiva.
^
Pôr isso é chamado de PRESENTE.
terça-feira, 6 de abril de 2010
segunda-feira, 5 de abril de 2010
A VOLTA DO QUE NÃO FOI
Amigos:
Nos últimos dias estive afastado do blog em virtude de estar trocando de emprego, pois no novo o uso do computador fica bloqueado para blogs.
Mas informo que a partir desta data voltarei a postar normalmente.
Agradeço a todos que mandaram e-mail (teve até quem me ligasse) e também todos aqueles que fazem este blogueiro feliz acessando minha página pois já alcançamos a marca de 28 mil acessos.
Isso significa que está chegando o dia de alguém ganhar o livro!!!
Se você ainda não é um seguidor faça-o agora!
O livro poderá ser seu.
Um grande abraço
Rev. Daniel
Nos últimos dias estive afastado do blog em virtude de estar trocando de emprego, pois no novo o uso do computador fica bloqueado para blogs.
Mas informo que a partir desta data voltarei a postar normalmente.
Agradeço a todos que mandaram e-mail (teve até quem me ligasse) e também todos aqueles que fazem este blogueiro feliz acessando minha página pois já alcançamos a marca de 28 mil acessos.
Isso significa que está chegando o dia de alguém ganhar o livro!!!
Se você ainda não é um seguidor faça-o agora!
O livro poderá ser seu.
Um grande abraço
Rev. Daniel
terça-feira, 16 de março de 2010
As pedras grandes e o vaso
Um professor de ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou a classe:
Está cheio?
Unanimemente responderam: Sim!
O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso.
Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos: E agora, está cheio? Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: Sim!
O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos.
Pela terceira vez o professor perguntou: Então, está cheio?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: Sim!
O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:
Não importa quanto a 'agenda' da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguira 'espremer' dentro mais coisas!
Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: seu relacionamento com Deus, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.
Está cheio?
Unanimemente responderam: Sim!
O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso.
Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntou aos alunos: E agora, está cheio? Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: Sim!
O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos.
Pela terceira vez o professor perguntou: Então, está cheio?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: Sim!
O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe:
Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:
Não importa quanto a 'agenda' da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguira 'espremer' dentro mais coisas!
Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: seu relacionamento com Deus, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.
segunda-feira, 15 de março de 2010
O SAL DA TERRA
"Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?" Lc. 14.34
Mat.5.13 - Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
O que é o sal?
SAL - composto cristalino de sódio (base) e de um ácido, usado como condimento ou na conserva de carnes.
Vamos esta definição:
COMPOSTO CRISTALINO
União decorrente entre o crente (ácido) e Cristo (base)
I CO 3. 11 - Porque ninguém pode lançar outro fundamento (base), além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
MUITO SALGADO E INSÍPIDO
Quando o sal se torna insípido? Quando há mais ácido do que sal, assim, quando o crente passa a ser mais ele do que Cristo (orgulho) passa a ser sem gosto e para mais nada serve, senão para ser lançado fora da igreja e ser pisado pelos homens
Para que serve o sal?
Para temperar e conservar.
TEMPERAR
é dar gosto à vida e tão chato quanto um alimento sem gosto é uma vida sem gosto. Você tem servido para dar gosto à vida de outros? As pessoas tem sentido prazer em estar ao seu lado? Ou você tem sido um “chato”? O papel do cristão é dar gosto à vida dos outros é entusiasmar a vida dos outros.
PARA CONSERVAR
Além de temperar, o sal também serve para evitar que a carne se estrague, como por exemplo que os nossos nordestinos fazem com a carne de sol.
Agora, veja bem, o mundo à sua volta está se estragando, o que você tem feito para evitar que ele se estrague? Você tem sido sal para estas pessoas? Ou vai preferir ser pisado por elas, por ser insípido?
Veja esta benção de II Re.2. 2: “Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas; não mais sairá delas morte nem esterilidade”.
Daí você pode perceber, que para que o mundo à sua volta possa ser melhorado, possa ser transformado da morte para a vida e da esterilidade para a fertilidade, o Senhor vai usar sal, mas sal que tenha utilidade, não o sal que serve para ser pisado.
Você quer viver em um mundo melhor? Quer ter situações confortáveis? Quer tua família, teu emprego, teus vizinhos diferentes? Então seja sal!
Veja também outra utilização para o sal. É sabido que para se chegar diante de Deus, se faz necessário a apresentação de ofertas de sacrifícios, mas, de acordo com o Velho Testamento, tais ofertas só podiam ser apresentadas mediante a colocação de sal:
Eze.43.24 - Trá-los-ás, pois, perante o Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor.
Lev. 02.13 - Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal; não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.
Num. 18.19 - Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo.
E o que significa o termo “pacto perpétuo de sal” de Números, lido acima? Você entendeu o que isto significa?
Significa que enquanto houver sal, enquanto nossas vidas servirem para os propósitos divinos, enquanto salgarmos as “carnes” em nosso redor, temos um compromisso com o Senhor.
E O QUE É SER SALGADO?
Mar. 9. 49 - “Porque cada um será salgado com fogo”.
O texto de Marcos, de onde retiramos este versículo acima, está falando de deixarmos de lado todas as coisas que nos podem impedir de chegar ao céu, pois é melhor chegar ao céu faltando alguma coisa, do que ir inteiro para o inferno. Meu amigo, o que falta você deixar de lado para ter um encontro real com Deus? Abra mão de tudo, deixe tudo de lado e se encontra com Deus nesta noite. A sua vida pode até se tornar aflitiva (no mundo tereis aflições - este é a prova de fogo), mas é assim que você será amigo de Deus e ganhará um lugar no céu.
Jo.16. 33 - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
O QUE É O SAL?
Mar.9.50 - “Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros”.
Para ter paz é necessário ter sal, então para ter paz é necessário o AMOR, sinta só:
I CORINTIOS [13]
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
É com amor que se dá gosto à vida dos outros, que não se deixa estragar os outros, que se oferece sacrifício aceito por Deus e que se vence as provas de fogo, porque o amor tudo vence!
E o mais importante é se notar que, quando o alimento está temperado com sal, logo se tem sede, tem-se que beber água. Assim também o crente, quando tempera, leva os outros a pedir água, a água que o crente tem de sobra para oferecer e que desce gostosa goela abaixo e refresca a alma: Jesus.
JOÃO 4
13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.
E aí a pessoa passa a viver cheio de Jesus:
Jo.7. 38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
E você, quer ser sal hoje?
Mat.5.13 - Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
O que é o sal?
SAL - composto cristalino de sódio (base) e de um ácido, usado como condimento ou na conserva de carnes.
Vamos esta definição:
COMPOSTO CRISTALINO
União decorrente entre o crente (ácido) e Cristo (base)
I CO 3. 11 - Porque ninguém pode lançar outro fundamento (base), além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
MUITO SALGADO E INSÍPIDO
Quando o sal se torna insípido? Quando há mais ácido do que sal, assim, quando o crente passa a ser mais ele do que Cristo (orgulho) passa a ser sem gosto e para mais nada serve, senão para ser lançado fora da igreja e ser pisado pelos homens
Para que serve o sal?
Para temperar e conservar.
TEMPERAR
é dar gosto à vida e tão chato quanto um alimento sem gosto é uma vida sem gosto. Você tem servido para dar gosto à vida de outros? As pessoas tem sentido prazer em estar ao seu lado? Ou você tem sido um “chato”? O papel do cristão é dar gosto à vida dos outros é entusiasmar a vida dos outros.
PARA CONSERVAR
Além de temperar, o sal também serve para evitar que a carne se estrague, como por exemplo que os nossos nordestinos fazem com a carne de sol.
Agora, veja bem, o mundo à sua volta está se estragando, o que você tem feito para evitar que ele se estrague? Você tem sido sal para estas pessoas? Ou vai preferir ser pisado por elas, por ser insípido?
Veja esta benção de II Re.2. 2: “Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas; não mais sairá delas morte nem esterilidade”.
Daí você pode perceber, que para que o mundo à sua volta possa ser melhorado, possa ser transformado da morte para a vida e da esterilidade para a fertilidade, o Senhor vai usar sal, mas sal que tenha utilidade, não o sal que serve para ser pisado.
Você quer viver em um mundo melhor? Quer ter situações confortáveis? Quer tua família, teu emprego, teus vizinhos diferentes? Então seja sal!
Veja também outra utilização para o sal. É sabido que para se chegar diante de Deus, se faz necessário a apresentação de ofertas de sacrifícios, mas, de acordo com o Velho Testamento, tais ofertas só podiam ser apresentadas mediante a colocação de sal:
Eze.43.24 - Trá-los-ás, pois, perante o Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor.
Lev. 02.13 - Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal; não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.
Num. 18.19 - Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo.
E o que significa o termo “pacto perpétuo de sal” de Números, lido acima? Você entendeu o que isto significa?
Significa que enquanto houver sal, enquanto nossas vidas servirem para os propósitos divinos, enquanto salgarmos as “carnes” em nosso redor, temos um compromisso com o Senhor.
E O QUE É SER SALGADO?
Mar. 9. 49 - “Porque cada um será salgado com fogo”.
O texto de Marcos, de onde retiramos este versículo acima, está falando de deixarmos de lado todas as coisas que nos podem impedir de chegar ao céu, pois é melhor chegar ao céu faltando alguma coisa, do que ir inteiro para o inferno. Meu amigo, o que falta você deixar de lado para ter um encontro real com Deus? Abra mão de tudo, deixe tudo de lado e se encontra com Deus nesta noite. A sua vida pode até se tornar aflitiva (no mundo tereis aflições - este é a prova de fogo), mas é assim que você será amigo de Deus e ganhará um lugar no céu.
Jo.16. 33 - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
O QUE É O SAL?
Mar.9.50 - “Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros”.
Para ter paz é necessário ter sal, então para ter paz é necessário o AMOR, sinta só:
I CORINTIOS [13]
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
É com amor que se dá gosto à vida dos outros, que não se deixa estragar os outros, que se oferece sacrifício aceito por Deus e que se vence as provas de fogo, porque o amor tudo vence!
E o mais importante é se notar que, quando o alimento está temperado com sal, logo se tem sede, tem-se que beber água. Assim também o crente, quando tempera, leva os outros a pedir água, a água que o crente tem de sobra para oferecer e que desce gostosa goela abaixo e refresca a alma: Jesus.
JOÃO 4
13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.
E aí a pessoa passa a viver cheio de Jesus:
Jo.7. 38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
E você, quer ser sal hoje?
sexta-feira, 12 de março de 2010
ESAÚ, O PROFANO
Esaú não entendia as coisas do Espírito de Deus, porque lhe pareciam loucura. (I Cor. 2:14). Não podia entendê-las porque a sua mente era carnal, imediatista e mundana. Esaú só se interessava pelo presente, ignorando o futuro e as promessas de Deus. Será que muitos de nós não somos assim?
“Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura”. (Hebreus 12:16)
Esaú e Jacó não parecem irmãos. Jamais se viu irmãos tão diferentes tanto na aparência, quanto no temperamento. Esaú era ruivo. Jacó era liso. Esaú era homem do campo, cheio de vigor e aventura. Jacó era pacato, amigo da casa e da cozinha. Esaú era o primogênito. Na cultura hebraica esta posição garantia o direito à maior parte da herança (Deut. 21:17), à esperança messiânica e ao sacerdócio da família. (I Cron. 5:1-2). Em termos de hoje, a primogenitura correspondia à posição do crente em Cristo, incluindo: a salvação, a santificação, o serviço e o galardão. Algo, portanto, para ninguém jogar fora.
Esaú, porém, jogou fora a sua herança. “Tinha Jacó feito um cozinhado, quando esmorecido, veio do campo, Esaú lhe disse: peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edon. Disse Jacó: vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: estou pronto de morrer, de que me aproveitará o direito de primogenitura?...Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura”. (Gen. 26:29,30,34)
Em toda a Bíblia, Esaú é apresentado como profano. No original grego a palavra profano significa: mundano, vulgar, sem santidade, fora do templo. Esaú faz jus à classificação. Ele sempre se portou como mundano. Outra característica desse homem é o desprezo pelas coisas santas. Veja que raciocínio estranho o deste homem: “que me aproveitará a primogenitura”? Estas palavras revelam que Esaú não se interessava pelas coisas de Deus. Ele não valorizava o que é sagrado. A primogenitura lhe era desprezível. As coisas materiais eram mais importantes. Satisfazer apetite era mais importante que obedecer a Deus. Esaú não entendia as coisas do Espírito de Deus, porque lhe pareciam loucura. (I Cor. 2:14). Não podia entendê-las porque a sua mente era carnal, imediatista e mundana. Esaú só se interessava pelo presente, ignorando o futuro e as promessas de Deus.
Será que muitos de nós não somos assim? Quantos de nós temos “um pensamento diferente quanto o asunto é sexo antes e/ou fora do casamento” ? Quantos de nós, não queremos o evangelho somente quando prometem bênçãos, mas fugimos quando se trata de viver uma vida digna?
Esaú teve um comportamento totalmente diferente ao Filho de Deus. No deserto Jesus desprezou os “pães da tentação”, preferindo o alimento da Palavra de Deus. (Mat. 4:4). A sua comida, na verdade, consistia em fazer a vontade de Deus. (Jô. 4:34).
Desprezo ao sagrado sempre foi presente na história do povo de Deus. Na peregrinação pelo deserto, os judeus desprezaram o pão do céu, tratando-o como “pão vil”. Pouco tempo depois desprezaram a aprazível terra de Canaã que haviam recebido como herança. (Zc. 11:13, Mat. 22:5).
Esaú pagou caro pelo desprezo à sua primogenitura. Mais tarde, quando tentou recuperar a bênção, foi rejeitado. Não houve lugar para arrependimento. Não houve segunda chance
A história de Esaú é exemplar. Ela serve como advertência para os crentes que valorizam pouco a fé, a Igreja, a Palavra de Deus e a vida cristã. Crentes que trocam os cultos dominicais pela transmissão da fórmula 1 ou pela decisão do campeonato de futebol. Crentes que cochilam ou lêem gibis nos cultos. Crentes que dormem durante a pregação da Palavra de Deus ou saem do santuário durante a mensagem. Como Esaú, esses crentes estão perdendo privilégios e bênçãos. Bênçãos que jamais poderão recuperar. Nem mesmo com lágrimas. Como fez Esaú, o profano.
“Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura”. (Hebreus 12:16)
Esaú e Jacó não parecem irmãos. Jamais se viu irmãos tão diferentes tanto na aparência, quanto no temperamento. Esaú era ruivo. Jacó era liso. Esaú era homem do campo, cheio de vigor e aventura. Jacó era pacato, amigo da casa e da cozinha. Esaú era o primogênito. Na cultura hebraica esta posição garantia o direito à maior parte da herança (Deut. 21:17), à esperança messiânica e ao sacerdócio da família. (I Cron. 5:1-2). Em termos de hoje, a primogenitura correspondia à posição do crente em Cristo, incluindo: a salvação, a santificação, o serviço e o galardão. Algo, portanto, para ninguém jogar fora.
Esaú, porém, jogou fora a sua herança. “Tinha Jacó feito um cozinhado, quando esmorecido, veio do campo, Esaú lhe disse: peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edon. Disse Jacó: vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: estou pronto de morrer, de que me aproveitará o direito de primogenitura?...Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura”. (Gen. 26:29,30,34)
Em toda a Bíblia, Esaú é apresentado como profano. No original grego a palavra profano significa: mundano, vulgar, sem santidade, fora do templo. Esaú faz jus à classificação. Ele sempre se portou como mundano. Outra característica desse homem é o desprezo pelas coisas santas. Veja que raciocínio estranho o deste homem: “que me aproveitará a primogenitura”? Estas palavras revelam que Esaú não se interessava pelas coisas de Deus. Ele não valorizava o que é sagrado. A primogenitura lhe era desprezível. As coisas materiais eram mais importantes. Satisfazer apetite era mais importante que obedecer a Deus. Esaú não entendia as coisas do Espírito de Deus, porque lhe pareciam loucura. (I Cor. 2:14). Não podia entendê-las porque a sua mente era carnal, imediatista e mundana. Esaú só se interessava pelo presente, ignorando o futuro e as promessas de Deus.
Será que muitos de nós não somos assim? Quantos de nós temos “um pensamento diferente quanto o asunto é sexo antes e/ou fora do casamento” ? Quantos de nós, não queremos o evangelho somente quando prometem bênçãos, mas fugimos quando se trata de viver uma vida digna?
Esaú teve um comportamento totalmente diferente ao Filho de Deus. No deserto Jesus desprezou os “pães da tentação”, preferindo o alimento da Palavra de Deus. (Mat. 4:4). A sua comida, na verdade, consistia em fazer a vontade de Deus. (Jô. 4:34).
Desprezo ao sagrado sempre foi presente na história do povo de Deus. Na peregrinação pelo deserto, os judeus desprezaram o pão do céu, tratando-o como “pão vil”. Pouco tempo depois desprezaram a aprazível terra de Canaã que haviam recebido como herança. (Zc. 11:13, Mat. 22:5).
Esaú pagou caro pelo desprezo à sua primogenitura. Mais tarde, quando tentou recuperar a bênção, foi rejeitado. Não houve lugar para arrependimento. Não houve segunda chance
A história de Esaú é exemplar. Ela serve como advertência para os crentes que valorizam pouco a fé, a Igreja, a Palavra de Deus e a vida cristã. Crentes que trocam os cultos dominicais pela transmissão da fórmula 1 ou pela decisão do campeonato de futebol. Crentes que cochilam ou lêem gibis nos cultos. Crentes que dormem durante a pregação da Palavra de Deus ou saem do santuário durante a mensagem. Como Esaú, esses crentes estão perdendo privilégios e bênçãos. Bênçãos que jamais poderão recuperar. Nem mesmo com lágrimas. Como fez Esaú, o profano.
quinta-feira, 11 de março de 2010
BENJAMIM OU BENONI
Imagine alguém receber um nome para com ele lembrar a morte de sua própria mãe! Pois Benjamim, filho de Jacó e Raquel, levaria este estígma por toda a vida, se não fosse a intervenção paterna. “Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim”. (Gen. 35:18).
Benoni significa “filho da minha dor”. De fato, as dores de Raquel foram muitas. Primeiro, ela teve que repartir o marido com outras três mulheres: Lia, Bila e Zilpa. Além disso, enquanto suas rivais eram fecundas, Raquel era estéril. Sua esterilidade se tornou um fardo tão pesado, que ela chegou ao desespero: “Dá-me filhos, senão morrerei”. (Gn. 30:1), disse ela ao marido.
Raquel, contudo, não falou somente com o marido. Ela também falou com Deus sobre o assunto: “Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda”. (Gn. 30:22). Pouco tempo depois, Raquel teve José, seu primogênito. Ao nascer-lhe a criança, ela disse: “Deus tirou o meu vexame”. (Gn.30:23).
O que Raquel não imaginava é que morreria no parto do segundo filho, “cujo nascimento lhe foi penoso”. Percebendo que morreria, ela chamou o bebê de Benoni, cujo significado é:”filho da minha dor”.
A atitude de Raquel de querer rememorar suas dores é uma tendência em muitos crentes. Eles guardam na lembrança desencontros, choques, dores. Querem perpetuar a lembrança das coisas ruins. Olham com ressentimento para as desavenças da vida e transferem para os filhos suas frustrações e mágoas. Pessoas que agem assim, em geral, ignoram que tais lembranças poderão se tornar um peso insuportável para os filhos.
Jacó, aparentemente, preocupou-se com isto. Com a morte de sua mulher, tratou logo de trocar o nome de Benoni. “Seu pai o chamou Benjamim”, cujo significado é: “filho da minha mão direita”. A perspectiva do pai neste episódio é a visão correta para se encarar problemas. Em vez de olhar para o filho como o motivo da morte de sua mulher, ele preferiu elevá-lo a uma condição de dignidade e honra. Na cultura hebraica, a mão direita era símbolo de honra, glória e poder. E Benjamim foi tratado desse modo por seu pai. Nessa história, Jacó ilustra o crente maduro. Maturidade é a capacidade de se desembaraçar e esquecer das coisas que para trás ficam, por mais dolorosas que sejam e prosseguir para o alvo em Cristo. (Fp. 3:13,14).
Tudo leva a crer que Deus honrou o propósito elevado de Jacó. Benjamim se tornou uma tribo influente e forte na nação israelita. Daquela tribo saiu o primeiro rei de Israel, Saul, e dali, também, procedeu, anos mais tarde, o primeiro missionário cristão aos gentios, o apóstolo Paulo. Benjamim teve sempre um lugar de destaque, como queria seu pai. Mais: Benjamim tornou-se ainda, um tipo do Senhor Jesus. Cristo, foi um Benoni, um varão de dores, quando morreu na cruz em nosso lugar. Mas, foi, igualmente, Benjamim, “o filho da minha destra”, pela ressurreição, quando foi exaltado e colocado à direita da majestade nas alturas. Ao crente, só resta uma escolha: ficar preso às dores da vida (Benoni) ou olhar para as glórias e honras que são suas em Cristo (Benjamim) A escolha é sua!
Benoni significa “filho da minha dor”. De fato, as dores de Raquel foram muitas. Primeiro, ela teve que repartir o marido com outras três mulheres: Lia, Bila e Zilpa. Além disso, enquanto suas rivais eram fecundas, Raquel era estéril. Sua esterilidade se tornou um fardo tão pesado, que ela chegou ao desespero: “Dá-me filhos, senão morrerei”. (Gn. 30:1), disse ela ao marido.
Raquel, contudo, não falou somente com o marido. Ela também falou com Deus sobre o assunto: “Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda”. (Gn. 30:22). Pouco tempo depois, Raquel teve José, seu primogênito. Ao nascer-lhe a criança, ela disse: “Deus tirou o meu vexame”. (Gn.30:23).
O que Raquel não imaginava é que morreria no parto do segundo filho, “cujo nascimento lhe foi penoso”. Percebendo que morreria, ela chamou o bebê de Benoni, cujo significado é:”filho da minha dor”.
A atitude de Raquel de querer rememorar suas dores é uma tendência em muitos crentes. Eles guardam na lembrança desencontros, choques, dores. Querem perpetuar a lembrança das coisas ruins. Olham com ressentimento para as desavenças da vida e transferem para os filhos suas frustrações e mágoas. Pessoas que agem assim, em geral, ignoram que tais lembranças poderão se tornar um peso insuportável para os filhos.
Jacó, aparentemente, preocupou-se com isto. Com a morte de sua mulher, tratou logo de trocar o nome de Benoni. “Seu pai o chamou Benjamim”, cujo significado é: “filho da minha mão direita”. A perspectiva do pai neste episódio é a visão correta para se encarar problemas. Em vez de olhar para o filho como o motivo da morte de sua mulher, ele preferiu elevá-lo a uma condição de dignidade e honra. Na cultura hebraica, a mão direita era símbolo de honra, glória e poder. E Benjamim foi tratado desse modo por seu pai. Nessa história, Jacó ilustra o crente maduro. Maturidade é a capacidade de se desembaraçar e esquecer das coisas que para trás ficam, por mais dolorosas que sejam e prosseguir para o alvo em Cristo. (Fp. 3:13,14).
Tudo leva a crer que Deus honrou o propósito elevado de Jacó. Benjamim se tornou uma tribo influente e forte na nação israelita. Daquela tribo saiu o primeiro rei de Israel, Saul, e dali, também, procedeu, anos mais tarde, o primeiro missionário cristão aos gentios, o apóstolo Paulo. Benjamim teve sempre um lugar de destaque, como queria seu pai. Mais: Benjamim tornou-se ainda, um tipo do Senhor Jesus. Cristo, foi um Benoni, um varão de dores, quando morreu na cruz em nosso lugar. Mas, foi, igualmente, Benjamim, “o filho da minha destra”, pela ressurreição, quando foi exaltado e colocado à direita da majestade nas alturas. Ao crente, só resta uma escolha: ficar preso às dores da vida (Benoni) ou olhar para as glórias e honras que são suas em Cristo (Benjamim) A escolha é sua!
quarta-feira, 10 de março de 2010
VOCE É CHEIO DE QUEM?
Você é um vaso, e na condição de vaso você não tem nada, não é nada! Você apenas carrega algo e esse algo que você carrega depende muito de você mesmo, do que você faz e fala! Portanto qual é sua PRIORIDADE?
Pensando dessa forma, podemos ser cheios de:
- Deus, do Espírito Santo;
- Do diabo;
- De si mesmo.
O que é ser cheio do diabo? (Ser frio)
Em apocalipse 3:15,16 diz que Deus prefere que sejamos quentes ou frios e não mornos, pois se formos mornos Ele nos vomitará.
Aquele que é cheio do diabo está no mundo, não tem nenhuma responsabilidade com a igreja esta no pecado, é uma alma que se não se entregar para o Senhor irá para o inferno.
Mas, se for declarado a palavra de salvação a esta pessoa, ela pode se converter e pode buscar a transformação de sua vida como algo novo, para que o primeiro amor nasça e permaneça.
O que é ser cheio de si mesmo? (Ser morno)
- Sabemos que quem vomita é porque está passando mal por causa de algo;
- Se vomitou é porque teve nojo, enjôo;
- Você já pensou em Deus tendo nojo de você?
- Pense naquilo que você tem nojo de comer. É assim que Deus se sente em relação a você quando se torna uma pessoa morna.
FRUTOS da Carne:
(Gálatas 5:19)
- Prostituição: Imoralidade sexual de todas as formas.
- Impureza: Pecados sexuais, maus pensamentos, vícios.
- Lascívia: Sensualidade, a pessoa segue suas próprias paixões a ponto de perder a decência.
- Idolatria: Adoração de espíritos, pessoas, objetos, tudo que se coloca no lugar de Deus.
- Feitiçaria: Espiritismo, magia negra, adoração de demônios, filmes de terror (?)
- Inimizades: Intenções hostis, antipatia.
- Porfias: Brigas, oposições, luta por superioridade.
- Emulações: Ressentimento, inveja do sucesso do próximo.
- Ira: Fúria explosiva através de palavras e atos.
- Pelejas: Cobiça, ambição pelo poder.
- Dissensões: Introduzir ensinos errados na igreja sem respaldo bíblico.
- Heresias: Grupos dentro da igreja que são egoístas e destroem a unidade do corpo.
- Inveja: Antipatia por uma pessoa que seja ou tenha aquilo que queremos ter ou ser.
- Homicídio: Matar o próximo por perversidade.
- Bebedice: Descontrole mental por bebidas alcoólicas.
- Glutonaria: Diversões, festas com comida e bebida de modo desenfreado.
Este está podre dentro da igreja, não tem mais o primeiro amor, traz sujeira do mundo para a igreja e para o altar, acha que Deus deve servir a ele, e não ele servir a Deus.
O que é ser cheio de Deus? (Ser quente)
É aquele que esta na unção, no poder e na vontade de Deus, pensa nas coisas de Deus se desviando do pecado, busca estar na presença de Deus gastando todo seu tempo em adorá-lo.
Em efésios 5:18-21, o autor nos dá a receita para sermos cheios de Deus e do Espírito Santo.
Se analisarmos perceberemos que o autor diz:
- FALANDO entre vós no Espírito e cânticos Espirituais.
Você pode falar em línguas, falar com o Senhor e isso irá gerar intimidade com Deus;
OU você pode falar mau do seu irmão, declarar palavras amargas, sentenciar ou julgar.
- CANTANDO ao Senhor de coração.
Isso quer dizer adoração a Deus, não importando onde nem como, mas sempre adorando através de palavras de amor e com atitudes.
OU você pode cantar certas musicas do mundo, que não adoram a Deus e trazem desejos mundanos.
- SALMODIANDO ao Senhor de todo coração.
Louvar ao Senhor pelos seus feitos, cantar, orar os salmos da Bíblia tomando posse da palavra.
OU você pode murmurar, reclamar da tua vida, reclamar das bênçãos que ainda não chegaram reclamar de Deus, se Deus não der sua benção você fofoca e entristece o coração Dele.
Lembre-se, se Deus não quiser te dar as bênçãos você deve continuar o adorando, pois, Ele continua sendo Deus.
- DANDO GRAÇAS ao Pai em nome do Senhor Jesus.
Todo mundo gosta de ouvir um "muito obrigado", Deus também espera que você reconheça o que ele fez e está fazendo em sua vida, quando isso acontece é sinal de um coração agradecido e feliz.
OU você pode ser um mal agradecido e "reclamão" de tudo o que recebe, não valorizando o que o Senhor te dá, não sendo humilde.
- SUJEITANDO-SE uns aos outros.
Nós temos que amar o nosso próximo como nós mesmos, cuidar do nosso irmão da mesma forma que eu cuido de mim, nós corremos atrás de nossas necessidades pessoais, porém devemos ajudar e suprir as necessidades de nossos irmãos da mesma forma.
OU você pode ser um egoísta e só pensar em você mesmo esquecendo-se do seu próximo, não praticando o amor de Cristo que é o principal sinal de quem é cheio de Deus!
Podemos ver que na maioria das ações a língua esta envolvida, temos que tomar cuidado com o que falamos, porque as nossas palavras tem poder no reino espiritual.
E AGORA VOCÊ QUER SER CHEIO DE QUEM???
Pensando dessa forma, podemos ser cheios de:
- Deus, do Espírito Santo;
- Do diabo;
- De si mesmo.
O que é ser cheio do diabo? (Ser frio)
Em apocalipse 3:15,16 diz que Deus prefere que sejamos quentes ou frios e não mornos, pois se formos mornos Ele nos vomitará.
Aquele que é cheio do diabo está no mundo, não tem nenhuma responsabilidade com a igreja esta no pecado, é uma alma que se não se entregar para o Senhor irá para o inferno.
Mas, se for declarado a palavra de salvação a esta pessoa, ela pode se converter e pode buscar a transformação de sua vida como algo novo, para que o primeiro amor nasça e permaneça.
O que é ser cheio de si mesmo? (Ser morno)
- Sabemos que quem vomita é porque está passando mal por causa de algo;
- Se vomitou é porque teve nojo, enjôo;
- Você já pensou em Deus tendo nojo de você?
- Pense naquilo que você tem nojo de comer. É assim que Deus se sente em relação a você quando se torna uma pessoa morna.
FRUTOS da Carne:
(Gálatas 5:19)
- Prostituição: Imoralidade sexual de todas as formas.
- Impureza: Pecados sexuais, maus pensamentos, vícios.
- Lascívia: Sensualidade, a pessoa segue suas próprias paixões a ponto de perder a decência.
- Idolatria: Adoração de espíritos, pessoas, objetos, tudo que se coloca no lugar de Deus.
- Feitiçaria: Espiritismo, magia negra, adoração de demônios, filmes de terror (?)
- Inimizades: Intenções hostis, antipatia.
- Porfias: Brigas, oposições, luta por superioridade.
- Emulações: Ressentimento, inveja do sucesso do próximo.
- Ira: Fúria explosiva através de palavras e atos.
- Pelejas: Cobiça, ambição pelo poder.
- Dissensões: Introduzir ensinos errados na igreja sem respaldo bíblico.
- Heresias: Grupos dentro da igreja que são egoístas e destroem a unidade do corpo.
- Inveja: Antipatia por uma pessoa que seja ou tenha aquilo que queremos ter ou ser.
- Homicídio: Matar o próximo por perversidade.
- Bebedice: Descontrole mental por bebidas alcoólicas.
- Glutonaria: Diversões, festas com comida e bebida de modo desenfreado.
Este está podre dentro da igreja, não tem mais o primeiro amor, traz sujeira do mundo para a igreja e para o altar, acha que Deus deve servir a ele, e não ele servir a Deus.
O que é ser cheio de Deus? (Ser quente)
É aquele que esta na unção, no poder e na vontade de Deus, pensa nas coisas de Deus se desviando do pecado, busca estar na presença de Deus gastando todo seu tempo em adorá-lo.
Em efésios 5:18-21, o autor nos dá a receita para sermos cheios de Deus e do Espírito Santo.
Se analisarmos perceberemos que o autor diz:
- FALANDO entre vós no Espírito e cânticos Espirituais.
Você pode falar em línguas, falar com o Senhor e isso irá gerar intimidade com Deus;
OU você pode falar mau do seu irmão, declarar palavras amargas, sentenciar ou julgar.
- CANTANDO ao Senhor de coração.
Isso quer dizer adoração a Deus, não importando onde nem como, mas sempre adorando através de palavras de amor e com atitudes.
OU você pode cantar certas musicas do mundo, que não adoram a Deus e trazem desejos mundanos.
- SALMODIANDO ao Senhor de todo coração.
Louvar ao Senhor pelos seus feitos, cantar, orar os salmos da Bíblia tomando posse da palavra.
OU você pode murmurar, reclamar da tua vida, reclamar das bênçãos que ainda não chegaram reclamar de Deus, se Deus não der sua benção você fofoca e entristece o coração Dele.
Lembre-se, se Deus não quiser te dar as bênçãos você deve continuar o adorando, pois, Ele continua sendo Deus.
- DANDO GRAÇAS ao Pai em nome do Senhor Jesus.
Todo mundo gosta de ouvir um "muito obrigado", Deus também espera que você reconheça o que ele fez e está fazendo em sua vida, quando isso acontece é sinal de um coração agradecido e feliz.
OU você pode ser um mal agradecido e "reclamão" de tudo o que recebe, não valorizando o que o Senhor te dá, não sendo humilde.
- SUJEITANDO-SE uns aos outros.
Nós temos que amar o nosso próximo como nós mesmos, cuidar do nosso irmão da mesma forma que eu cuido de mim, nós corremos atrás de nossas necessidades pessoais, porém devemos ajudar e suprir as necessidades de nossos irmãos da mesma forma.
OU você pode ser um egoísta e só pensar em você mesmo esquecendo-se do seu próximo, não praticando o amor de Cristo que é o principal sinal de quem é cheio de Deus!
Podemos ver que na maioria das ações a língua esta envolvida, temos que tomar cuidado com o que falamos, porque as nossas palavras tem poder no reino espiritual.
E AGORA VOCÊ QUER SER CHEIO DE QUEM???
Assinar:
Postagens (Atom)