segunda-feira, 16 de março de 2009

Sabendo ouvir

Outro dia, enquanto participava de uma reunião, me dei conta de como é difícil, para o ser humano, ouvir. Sim, ouvir... simplesmente ouvir.
Preste atenção. Veja quantas vezes não ouvimos o que o outro diz, porque enquanto ele fala estamos preocupados demais com o que vamos responder.
Estamos preocupados em mostrar nossa coerência, em mostrar que estamos com a razão, em mostrar o quanto sabemos. Estamos preocupados em "marcar um ponto", em mostrar eficiência.
Aí seguem algumas dicas para desenvolver a capacidade de ouvir: Relaxe! Não se cobre ter que resolver tudo.
Aproveite o prazer de estar "com" o outro enquanto ele fala. Experimente abrir mão de suas certezas .
Faça o exercício de tentar se colocar no lugar do outro. Seja curioso... abra-se para o novo! O verdadeiro sábio não é o que tem todas as respostas, e sim aquele que sabe ouvir!
Há uma história que acho muito interessante quando falamos em saber ouvir e que transcrevo a seguir:
Dificuldades de compreensão
"Era uma vez quatro mendigos: um Turco, um Árabe, um Persa e um Grego, que se encontraram por acaso em uma encruzilhada. Para celebrar o encontro, decidiram fazer uma refeição juntos.
Juntaram os poucos vinténs que carregavam com o intuito de comprar algo para a celebração. Mas aí chegaram a um impasse O que comprar com o dinheiro?
UZUM, disse o Turco. INEB, disse o Árabe. INGHUR, disse o Persa. STAPHILION, disse o Grego.
Cada um deles havia feito sua escolha num tom decidido, e logo estavam todos discutindo bravamente, cada um defendendo que sua escolha era a melhor.
Foi nesse momento que passou por ali um sábio, que conhecia todas aquelas línguas e revelou o absurdo da briga. "Cada um de vocês está pedindo a mesma coisa, cada um com palavras diferentes: uvas!!!"
Quantas vezes nos inflamamos e saímos, com a espada em punho, defendendo nossas opiniões, sem ao menos checar ou tentar entender o que o outro está tentando nos dizer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário