terça-feira, 9 de março de 2010

ATÉ O FIM

Você não pode cuidar de sua vida, não pode fazer absolutamente nada, então vai até o fim que Aquele que pode certamente cuidará por você.
Daniel 12

01 - Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
02 - E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
03 - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
04 - Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
05 - Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio.
06 - E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas?
07 - E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.
08 - Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
09 - Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.
10 - Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.
11 - E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.
12 - Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias.
13 - Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias.
Este tema é bastante complexo:

Nele se pode falar sobre o fim dos tempos, sobre tudo o que isto significa, inclusive com previsões de terremotos no Brasil, tudo o que vai acontecer pelo mundo, mas isto ficará para outro estudo

Pode-se falar sobre ir até o fim, com o sentido de “ser fiel até a morte e dar-te ei a coroa da vida” - Ap. 2.10, mas não vamos falar sobre este tema hoje, apenas quero lembrar-lhes que ser fiel até a morte não significa morrer crente, senão todo crente teria garantida uma coroa ao menos. Esta coroa está destinada aqueles que morreram pelo amor ao evangelho, ou morreriam por ele se preciso fosse;

Outros tantos estudos podem ser retirados deste pequeno versículo, de grande valor mas...

Falaremos sobre ir até o fim analisando aquilo que me parece ser o conselho que Daniel recebe:

O homem vestido de linho está dizendo sobre tantas coisas que aconteceriam nos últimos dias - desolações, livramento do povo de Deus - e diz para Daniel o seguinte: “TU, PORÉM VAI ATÉ O FIM” - O QUE ELE QUER DIZER COM ISTO?


Para explicar a Bíblia, temos que usar a Bíblia. Não adianta eu ficar achando isto, pensando naquilo, se o que liberta é a verdade e o que é a verdade? Jesus ao orar disse: Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. (João 17.17). Então vamos buscar na palavra a resposta para a dúvida - O QUE ELE QUIS DIZER COM ISTO?


Vejamos II Tm 3.

1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles.
10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,
11 as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei! e de todas o Senhor me livrou.
12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,


Leiamos também II Tm 4 3-5

1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,
4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Paulo está aconselhando um jovem pastor e deixando para os dias de hoje, os últimos dias, um aviso de como seriam os últimos dias: homens arrogantes, presunçosos, etc. - DENTRO DA IGREJA - Todos os defeitos de quem freqüenta a igreja e diz: você tem observado a sã doutrina, permanece naquilo que aprendeste, sede sóbrio, sofre as aflições, faze a obra, ou seja: VAI ATÉ O FIM...


E não é isto que o homem vestido de linho dizia para Daniel?


Estamos vivendo uma época em que as pessoas estão vivendo um evangelho do lucro pessoal; Só vou ser crente se Deus me der isto, ou aquilo... E o pior é que tem igrejas que só pregam o Deus da providência. Queridos, isto são os sinais que seguem os que crêem. É o meio, não o fim. E qual é o fim? Qual é o objetivo?


Voltemos para II Tm 4.5 - Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Aqui está o fim, a meta, o propósito pelo qual fostes chamado.


O fim, a meta, é o que está escrito em Tito 2. 1: “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”, isto é cumprir o ministério. Eu sei que muitas pessoas falam o que querem e o que não querem, porque emprestam a boca para o diabo, arrumando motivos para suas próprias doutrinas, mas o versículo de II Tm 4.5 continua dizendo sofre as aflições e faze a tua obra, então ao invés de ficar me explicando, perdendo o precioso tempo de Deus, eu faço a obra que Ele me mandou e deixo que Ele cobrará daqueles que não tem o que fazer...


Aí você pode me dizer que não concorda que ir até o fim significa também sofrer porque você leu que tantas pessoas foram abençoadas, alguns ensinam até a rejeitar certas coisas. Tudo bem. Vamos à Bíblia novamente, não é ela que dá as respostas?


Paulo era um grande homem. Para muitos o maior apóstolo. Mais quando ele estava se dirigindo para a casa de Ananias, ainda cego, depois de ter literalmente caído do cavalo no caminho de Damasco, o que foi que Deus mandou Ananias lhe prometer?

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.Este é o problema: Estamos vivendo dias que as pessoas querem prosperidade, bênçãos mil, famílias ajustadas, bom emprego, excelente salário, mas ninguém está querendo ser santo, ninguém quer ser separado para ir até o fim, fazendo a obra de Deus.


Aí voce me pergunta: “Mas Deus não prometeu que se nos deixássemos ele nos daria 100 vezes mais?” Concordo, mas eu pergunto: quem realmente deixou por amor a ele? O que voce deixou foi realmente por AMOR?


Deixar já pensando no lucro não é vantagem. Com Deus não se faz negócios. Veja o que Diz I Coríntios 15.19:


Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. (MISERÁVEIS)


Agora, diz Salmos, se fizermos a vontade de Deus, buscando o seu Reino, ou seja trazendo o reino dEle para este mundo, aí então as coisas são acrescentadas


Então, voltemos, Daniel, Timóteo, Pedro José, Antônio Maria, seja lá qual for o seu nome: Se você quer bênçãos, vai até o fim suportando tudo fazendo tudo, não levando em consideração os falsos crentes que te cercam, os falsos pregadores, que falam em prosperidade sem falar em ser santo, e vai até o fim


Jesus ofereceu uma cruz para ser trocada por um fardo, ou seja, sempre tem peso. Ele mesmo disse que no mundo teríamos aflições, mas se você for até o fim, ou seja se você se preocupar em ser santo e anunciar o seu evangelho, “O MAIS ELE FARÁ”


Vamos viver o evangelho genuíno e não usá-lo em nosso próprio interesse, ao contrário do que dizem Deus não precisa de Você: Ele está no céu e lá vai continuar para todo o sempre, agora você precisa dele se quiser chegar lá. Para isto Vá até o fim, sem se preocupar com as coisas daqui, pois então em troca ele vai cuidar disto. Não é a Bíblia que diz no Salmo 37.4 - AGRADA-TE DO SENHOR E ELE CONCEDERÁ AQUILO QUE DESEJA O TEU CORAÇÃO?


- Então seja sábio Você não pode cuidar de sua vida, não pode fazer absolutamente nada, então vai até o fim que Aquele que pode certamente cuidará por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário