segunda-feira, 1 de março de 2010

PARA ENTENDER A IGREJA

O apóstolo Paulo nos alertou sobre o perigo de não discernir o Corpo de Cristo. Ficamos indignados quando ouvimos de políticos evangélicos envolvidos em corrupção, líderes eclesiásticos de renome acusados de crimes. É justamente nestes momentos que temos que cuidar para também não nos tornarmos injustos para com a Igreja falando dela o que não convém.

Definição de Igreja

Ekklesia: derivada de "Ekkaleo" (chamar à parte) que significa "assembléia (congregação, grupo) de indivíduos chamados para fora". Não é templo ou instituição.

• IGREJA VISÍVEL

São as pessoas comprometidas com sua igreja local, que professam estarem unidas a Cristo e se reúnem para cultuar a Deus. Aqui estão o joio e o trigo, verdadeiros e falsos mestres, verdadeiros e falsos irmãos, os carnais e espirituais, as crianças e os adultos espirituais, os alunos e os mestres, etc.

• IGREJA INVISÍVEL

É a igreja espiritual cuja Cabeça, líder e orientador é Jesus, Jo 4.24. Dela fazem parte todos o homens e mulheres de fé, pessoas fiéis, sob graça de Jesus, regeneradas e redimidas por seu sacrifício de todos os tempos e épocas, no céu e na terra, Hb.11.39/12.1,23. Este é o reino espiritual de Deus. Desta Igreja só fazem parte os nascidos de novo da água e do Espírito, Jo 3.3,5.

Referências Bíblicas de Igreja

Todos os cristãos na terra – Todos os verdadeiros crentes, de todos os tempos e lugares, Ef 5.32. Todos os cristãos de uma cidade ou região – Grupo de cristãos de uma localização geográfica, At 11.22; 13.1; 1Co 16.19.

Uma congregação – Pequeno grupo de cristãos que se reúne num determinado local (casa, sala, templo), 1Co 14.19-35.

Igreja: O que a Bíblia nos diz?

Cada vez que falo mal da Igreja genericamente, falo impensadamente, e cometo injustiça quase criminosa. Vamos entender por que. Uma análise detalhada das passagens bíblicas onde aparece a palavra Igreja nos mostra as seguintes afirmações:

• A Igreja é constituída por pessoas edificadas por Jesus cujas portas do inferno não prevalecem contra elas, Mt 16.18.

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. As portas do inferno cedem cada vez que a "irmã Maria" dobra os joelhos com suas irmãzinhas para pedir a conversão do filho da "irmã Fulana"; cura da netinha da "Siclana"; emprego do genro do "Beltrano". Depois de um tempo o filho se converte, a neta foi curada e o genro está empregado. Mas os resultados de suas orações não são contados em nossos comentários. Quando alguns dizem: onde estão os sinais que a igreja deveria estar operando? Os milagres que elas vivenciam não são levados em conta. Por quê?

• A Igreja é o último recurso de um irmão pecador, Mt 18.17.

E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Quando corremos atrás de uma ovelha que está se desviando ou está mesmo perdida e conseguimos com que ela volte atrás e se reintegre ao rebanho, Jesus diz que há mais alegria no céu por ele do que por noventa e nove justos; os anjos vibram de alegria. Não deveríamos festejar? Alegramo-nos também? Ou será que não demonstramos? Achamos que é pouco? Por quê?

• Igreja é formada por pessoas perseguidas e assoladas por causa de sua fé em Jesus, At 8.1,3; 1Co 15.9; Gl 1.13.

E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos... E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Todo o dia há notícias de irmãos que estão sofrendo por sua fé no mundo. Recentemente os irmãos Tilman Gerke, um missionário alemão, Necati Aydin e Ugur Yuksel, pastores da cidade de Malatya, na Turquia, foram torturados por três horas e por fim, decapitados por um grupo de muçulmanos radicais. A esposa de Tilman, Susanne, ao ser entrevistada, expressou seu perdão, dizendo que não quer vinganças. Ainda orou: "Oh Deus, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem". Quando dizemos que "a igreja está se afastando de seu chamado", cometemos injustiça para com estes irmãos que estão dando a vida por Jesus, não só nos outros países, mas também no Brasil.

• A Igreja é constituída por pessoas que oram pelos que são perseguidos injustamente, At 12.5.

Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

O site da Missão Portas Abertas trás inúmeros motivos de oração para irmãos perseguidos. De vez em quando vem uma boa notícia de que irmãos foram soltos milagrosamente. Cada vez que falo mal da igreja, desprezo os que oram e choram por ela.

• Igreja são irmãos que se reúnem para contar das grandes coisas que o Senhor faz por eles e como vidas estão se convertendo, At 14.27; 15.3. E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé... E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria a todos os irmãos.

O Ministério CFAN, do Evangelista alemão Reinhard Bonnke atua nos países da África. Recentemente fez uma campanha em Abuja – Nigéria. Em cinco dias de campanha evangelística o resultado foi: 1.046.390 (mais de um milhão) de almas convertidas. Tenho o direito de estar amargurado com a situação da Igreja? Por outro lado, uma vizinha que freqüenta nossa Pequena Família, pediu oração para se livrar do vívio do cigarro. Naquela mesma noite teve um sonho em que estava num hospital retirando uma fumaça azul de seus pulmões. Acordou, jogou fora o maço de cigarros e nunca mais fumou. Posso dizer que as coisas vão mal com a Igreja? Temos que contar as grandes coisas que o Senhor faz por nós!

• Igreja é formada por pessoas que precisam ser apascentadas pela liderança que ama a Jesus, At 20.28.

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.

Diante de Jesus ressuscitado, Pedro, envergonhado pela performance de sua negação, não conseguia responder o quanto o amava Jo 21.15-17. Mas a cada pergunta que Jesus fazia, acrescentava seu pedido a Pedro: "apascenta meus cordeiros". É como se Jesus dissesse a Pedro entre outras coisas: "Pedro, demonstre seu amor por mim cuidando de minhas ovelhas". O mais importante para Jesus é o cuidado com suas ovelhas. O líder que prioriza isto está amando a Jesus. Na falta de amor por Jesus, o que menos importa são as ovelhas. Quando você vê um líder que despreza pessoas de seu rebanho, ore por ele e fique atento.

• Todas as coisas estão sujeitas aos pés da Igreja, Corpo de Jesus, que é a Cabeça (os pés estão no Corpo ou logo abaixo da cabeça?), Ef 1.22; Cl 1.18.

E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja... E ele é a cabeça do corpo da igreja

Existe autoridade nas ações da Igreja. Se os falsos mestres estão atuando, se o pecado quer macular a santidade, vamos agir de forma completa, mas não deixemos o desânimo e a decepção ocuparem espaço em nossos corações.

• É por meio da Igreja que os principados e potestades dos céus conhecem a multiforme sabedoria de Deus, Ef 3.10; 1Pe 4.10. Tudo é nosso, 1Co 3.21,22.

Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus... Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus... Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso

Os anjos desejam bem atentar, investigar minuciosamente, sondar atentamente, 1Pe 1.12, o evangelho, a boa notícia que estamos vivendo. Os demônios não podem resistir a pressão da Igreja nas portas do inferno. A Dnª Antonieta procurou por Deus num centro espiritualista. A pessoa que a atendia, incorporada, disse que ali não era seu lugar. Deu-lhe um endereço dizendo que ali, sim, ela teria a resposta que precisava. Era uma igreja pentecostal. Ela obedientemente começou a freqüentar até entender o que se passou com ela. Há ou não há autoridade na Igreja de Jesus no Brasil?

• Igreja são pessoas por quem Jesus e os apóstolos sofreram aflições, Cl 1.24.

Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.

Não posso crer que eles sofreram em vão! Jesus foi afligido por causa da Igreja. Há muitos que se dispõem a dar a vida por Jesus. Mas, e pela Igreja? Você está disposto a ser afligido por causa dela? Ou de vez em quando tem vontade de abandoná-la?

• A Igreja pertence a Deus, 1Tm 3.5,15, e por ela, Ele é glorificado, Ef 3.21.

Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?... a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

O ímpio não agrada a Deus. Somente seus filhos poderão agradar ao Pai por meio da fé. Jesus disse que é frutificando que a Igreja glorifica ao Pai, Jo 15.

• A Igreja é chamada de coluna e firmeza da verdade, 1Tm 3.15.

Para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

A mentira não prevalecerá em nosso meio: Salmos 101:7 "O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos." Jesus é a luz que habita na Igreja tornando-a luz do mundo. As trevas fogem da luz. Assim a Verdade, essência de Deus, o caráter de Jesus e a Pessoa do Espírito Santo, prevalecerão. A mentira, essência de satanás, se manifestará e será destruída.

Afinal

Nenhum marido suporta que falem mal de sua esposa. Muito menos injustamente. Nós o fazemos sem temor quando culpamos toda a Igreja pelos desmandos de alguns. Alerto aos meus amados de que, um meio eficiente do inimigo tentar ferir a Jesus, o Cabeça, é focar seus ataques no Corpo, procurando nublar nossos olhos, a fim de levar-nos a desprezar a Igreja de Jesus, sua Noiva.

O fato de Deus continuar a fazer sua obra na terra prova a capacidade do Espírito de fazer Sua vontade por entre as nossas incapacidades, imaturidades e diferenças. Já deveríamos ser mestres, mas ainda temos que aprender com Gamaliel (o que é de Deus, permanece), mesmo tendo como mestre a Jesus!

Houve um tempo em que considerei a Igreja como um "abacaxi", um problema, um fardo insuportável. Mas, Jesus curou-me desta enfermidade. Ele mostrou-me que a Igreja é uma mulher sofredora, mas também, virtuosa como em Provérbios 31. Lá o seu marido a louva dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior, v.29. Percebi que eu não admirava a Igreja como Ele o faz.

Mas o que mais me feriu e me conscientizou de que eu necessitava de cura foi ler a palavra de seus filhos: Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada (RC); Os seus filhos a respeitam e falam bem dela (NTLH), v.28. Bem, naquela ocasião, não era exatamente esta a minha postura. Pus minha mão à boca, capitulei e imediatamente pedi perdão ao Noivo por, injustamente denegrir a Sua noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário