segunda-feira, 15 de março de 2010

O SAL DA TERRA

"Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?" Lc. 14.34
Mat.5.13 - Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

O que é o sal?

SAL - composto cristalino de sódio (base) e de um ácido, usado como condimento ou na conserva de carnes.

Vamos esta definição:

COMPOSTO CRISTALINO
União decorrente entre o crente (ácido) e Cristo (base)
I CO 3. 11 - Porque ninguém pode lançar outro fundamento (base), além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

MUITO SALGADO E INSÍPIDO
Quando o sal se torna insípido? Quando há mais ácido do que sal, assim, quando o crente passa a ser mais ele do que Cristo (orgulho) passa a ser sem gosto e para mais nada serve, senão para ser lançado fora da igreja e ser pisado pelos homens

Para que serve o sal?

Para temperar e conservar.

TEMPERAR
é dar gosto à vida e tão chato quanto um alimento sem gosto é uma vida sem gosto. Você tem servido para dar gosto à vida de outros? As pessoas tem sentido prazer em estar ao seu lado? Ou você tem sido um “chato”? O papel do cristão é dar gosto à vida dos outros é entusiasmar a vida dos outros.

PARA CONSERVAR
Além de temperar, o sal também serve para evitar que a carne se estrague, como por exemplo que os nossos nordestinos fazem com a carne de sol.

Agora, veja bem, o mundo à sua volta está se estragando, o que você tem feito para evitar que ele se estrague? Você tem sido sal para estas pessoas? Ou vai preferir ser pisado por elas, por ser insípido?

Veja esta benção de II Re.2. 2: “Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas; não mais sairá delas morte nem esterilidade”.

Daí você pode perceber, que para que o mundo à sua volta possa ser melhorado, possa ser transformado da morte para a vida e da esterilidade para a fertilidade, o Senhor vai usar sal, mas sal que tenha utilidade, não o sal que serve para ser pisado.
Você quer viver em um mundo melhor? Quer ter situações confortáveis? Quer tua família, teu emprego, teus vizinhos diferentes? Então seja sal!

Veja também outra utilização para o sal. É sabido que para se chegar diante de Deus, se faz necessário a apresentação de ofertas de sacrifícios, mas, de acordo com o Velho Testamento, tais ofertas só podiam ser apresentadas mediante a colocação de sal:

Eze.43.24 - Trá-los-ás, pois, perante o Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor.

Lev. 02.13 - Todas as suas ofertas de cereais temperarás com sal; não deixarás faltar a elas o sal do pacto do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.

Num. 18.19 - Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo.

E o que significa o termo “pacto perpétuo de sal” de Números, lido acima? Você entendeu o que isto significa?

Significa que enquanto houver sal, enquanto nossas vidas servirem para os propósitos divinos, enquanto salgarmos as “carnes” em nosso redor, temos um compromisso com o Senhor.

E O QUE É SER SALGADO?

Mar. 9. 49 - “Porque cada um será salgado com fogo”.

O texto de Marcos, de onde retiramos este versículo acima, está falando de deixarmos de lado todas as coisas que nos podem impedir de chegar ao céu, pois é melhor chegar ao céu faltando alguma coisa, do que ir inteiro para o inferno. Meu amigo, o que falta você deixar de lado para ter um encontro real com Deus? Abra mão de tudo, deixe tudo de lado e se encontra com Deus nesta noite. A sua vida pode até se tornar aflitiva (no mundo tereis aflições - este é a prova de fogo), mas é assim que você será amigo de Deus e ganhará um lugar no céu.

Jo.16. 33 - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

O QUE É O SAL?

Mar.9.50 - “Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros”.

Para ter paz é necessário ter sal, então para ter paz é necessário o AMOR, sinta só:

I CORINTIOS [13]
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

É com amor que se dá gosto à vida dos outros, que não se deixa estragar os outros, que se oferece sacrifício aceito por Deus e que se vence as provas de fogo, porque o amor tudo vence!

E o mais importante é se notar que, quando o alimento está temperado com sal, logo se tem sede, tem-se que beber água. Assim também o crente, quando tempera, leva os outros a pedir água, a água que o crente tem de sobra para oferecer e que desce gostosa goela abaixo e refresca a alma: Jesus.

JOÃO 4
13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;
14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.

E aí a pessoa passa a viver cheio de Jesus:

Jo.7. 38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.

E você, quer ser sal hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário