Meus irmãos, estamos atualmente vivenciando inúmeras notícias nos jornais e na mídia em geral, sobre a morte de jovens modelos em vários países do mundo, inclusive no Brasil, causada por uma doença até bem pouco tempo desconhecida da maioria da população chamada Anorexia Nervosa.
Estas jovens modelos, na grande maioria garotas e mulheres, têm como ambiente profissional o mundo da passarela e buscam uma profissão gratificante que possa dar uma segurança econômica e financeira, estabilizada, motivadas por alguns exemplos existentes bem conhecidos no mundo fashion e que estão numa "boa".
Recentemente tivemos a notícia de quatro jovens brasileiras na cidade de São Paulo que morreram em consequência desta doença tão implacável para este grupo social.
Para dar conhecermos a todos sobre esta doença, etimologicamente o termo anorexia deriva do grego "an" que significa deficiência ou ausência de e "orexis" apetite.
Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos acomete mulheres adolescentes e adultas jovens na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
Fonte: www.abcdasaude.com.br.
Uma característica desta doença é a recusa da pessoa em alimentar-se e assim manter as funções de seu corpo.
Ocorre que motivadas pela profissão e em nome dos padrões de "beleza" impostos pelo mundo da moda, estas jovens modelos estão deixando de se alimentar, entrando numa situação de inanição e consequentemente, de morte.
A recusa de alimento material é normalmente usada por outras causas que não seja a estética. Por exemplo: existe a greve de fome por uma questão trabalhista, por um ideal, etc., mesmo assim não leva a morte em 95% dos casos.
Meus irmãos, nós também estamos vivendo atualmente um outro tipo de anorexia, ou seja, a Anorexia Espiritual.
Ela é muito prejudicial para o cristão e não se caracteriza pela falta de ingestão de alimento material e sim espiritual. É uma recusa sem saber o que está fazendo com pura cegueira espiritual e com o coração colocado em outro lugar, que não o amor a Deus e ao Seu Reino como está na Palavra: "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração". Lucas 12:34.
Quantos não se alimentam do Pão da Vida e da fonte de águas vivas porque não querem ser transformados, porque as preocupações do mundo e a aparência que querem mostrar para a "sociedade" não implicam em ser um cristão pentecostal, avivado e cheio do espírito Santo?
Por isso perguntamos:
- Quantos irmãos mesmo dentro da igreja não se alimentam espiritualmente e estão mortos para Deus?
- Quantos não buscam a Deus de todo coração?
Como está escrito em Jeremias 29:13 – "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."
- Quantos passam o dia inteiro e não se lembram de Deus ou só se lembram aos domingos e quando dá tempo para ir ao culto, porque estão "atarefados" demais para Deus?
- Quantos são "crentes" da boca pra fora e não fazem a vontade de Deus e não guardam suas Palavras?
- Quantos irmãos, nos seus planos para os anos vindouros, deixaram de incluir Deus e assim viverem sempre em Novidade de Vida como Paulo escreveu na carta aos Romanos 6:4.Jesus ama a quem guarda suas palavras e com isso recebe o seu alimento espiritual.
Vejam as promessas para aqueles que recebem o Alimento Espiritual:
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8
"Bem-Aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmo 1:1-2
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21
Quem está com Jesus é amado por Ele e por isso tem a sua ajuda.
"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;" 2 Corintios 4:8-9
Jesus se colocou com Alimento em várias passagens da bíblia. Se não, vejamos:
"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." João 6:35
"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4:14
"Meus irmãos, Jesus é o pão da vida e a fonte de águas vivas. Ele também disse "Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele". João 6:55-56.
Para alimentação material homens e mulheres muito ativos precisam de até 2.500 calorias diárias. Outras mulheres e homens sedentários precisam de somente em torno de 2.000 calorias diárias.
Assim também o cristão necessita do alimento espiritual diário para não morrer espiritualmente. Nós temos de receber estas "calorias" espirituais no dia-a-dia buscando a Deus a tempo e a hora, através de sua Palavra.
Podemos nos basear numa medida de tempo diário para recebermos o alimento espiritual que tanto necessitamos. Este tempo poderia ter como parâmetro o dízimo, ou seja, a representação da décima parte de tudo que recebemos e que temos de devolver ao Pai.
Então como exemplo podemos dedicar 10% do tempo de nossa vida diária. Sabe-se que um dia possui 24 horas ou 1440 minutos. A décima parte seria de 144 minutos, ou seja, 2 horas e 24 minutos diários buscando ao Senhor em espírito e em verdade.
Quero esclarecer que este exemplo é apenas uma su-gestão para meditarmos na Palavra e não quero dizer que seja um limite imposto, pois na verdade e se bem pensarmos nós devemos buscar cada vez mais a Deus, seu Reino e a sua Justiça em primeiro lugar e menos de nós mesmos.
Irmãos, o alimento material também não é a única fonte de vida para nós, pois quando Jesus estava sendo tentado no deserto onde passou quarenta dias e quarenta noites sem comer, o diabo falou para Ele tornar pedras em pão.
"E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Mt 4:3-4
A Palavra que sai da boca de Deus é vida para nós e tudo se fez pela sua Palavra. Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". Jo 5:24
Ela nos protege e dá frutos:
"O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam." 2 Sm 22:31
Na parábola do semeador a Palavra de Deus é a semente, que plantada em terreno fértil dá muitos frutos, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta, conforme está escrito em Mt 13:23. Também Ela é uma arma para o cristão:
"Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". Efésios 6:17.
Por isso, meus irmãos, nós temos de dedicar nosso tempo para o Senhor, pois tudo que recebemos vem de Deus; nós temos de guardar sua Palavra pois é vida para nós; nós temos de viver na Palavra do Senhor, pois ela é viva. Jesus disse "Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim." Jo 6:57; nós temos de nos alimentar espiritualmente para não morremos longe de Deus; nós temos de amar a Palavra de Deus pois Jesus ama quem guarda sua Palavra.
"A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama." Sl 119:140 e também está escrito: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." Jo 14:23-24
Finalizando meus irmãos, tenho uma pequena história para lhes contar:
"Um jovem solicitou ao seu pastor que escrevesse uma dedicatória em sua Bíblia. Um bom versículo já constava na página em branco: "Eu sou o pão da vida." O pastor apenas acrescentou: "Não o deixe mofar". O jovem jamais esqueceu esse conselho. Ele o pôs em prática lendo a Bíblia como sendo o pão da vida, fazendo dela seu alimento espiritual diário. Durante toda a sua vida ele foi grato por isso."
A Palavra de Deus é o nosso alimento.
O Autor da Bíblia é Deus; seu real interprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo.
O Homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário