sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ÁGUA NO ALTAR

1 Re 18: 19-39

Elias ordenou que enchessem, em tempo de

seca de três anos e meio, quatro cântaros de água e o derramassem sobre o altar e isso por três vezes até que a água chegou e encheu o rego ao redor (1Re 18: 34-35).


No tempo destes acontecimentos o rei Acabe era casado com uma pagã de nome Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, que introduziu a idolatria em Israel e levou o rei a servir a Baal e ainda contaminou o povo com seus deuses. Diante disso, Deus enviou o profeta Elias com poder para fechar os céus por três anos e meio, o que gerou uma grande seca e fome por toda a terra de Israel. Então Elias disse ao rei Acabe: "Agora pois envia, ajunta a mim todo o Israel no Monte Carmelo; como também os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel" (1Re 18: 19).

E assim fez Acabe, e se chegou Elias ao povo e disse: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus segui-o; e se Baal, segui-o". "Porém o povo não lhe respondeu nada". O povo foi incitado por Elias a se decidir, e se calou, não se definindo nem por seguir ao Senhor nem a Baal (1Re 18: 21).

O SACRIFÍCIO A BAAL

Então Elias se julgou só contra os 450 profetas de Baal e disse ao povo para que lhes dessem dois bezerros e que os dividissem em pedaços e puzessem sobre a lenha, mas não ateassem fogo, e ele faria o mesmo (1Re 18: 22-23). Revelou, então, o desafio que iria fazer dizendo: "O deus que ao ser invocado responder por fogo este é o Deus verdadeiro!". "E o povo respondeu: É boa essa palavra".

Ora, Elias seria o que faria tudo sozinho, correndo todos os riscos, e se nada desse certo o fracasso seria só dele, o povo nada teria que fazer a não ser assistir sem nenhum risco o espetáculo. Quem do povo não gosta de espetáculo? A igreja de hoje ama ver espetáculos e sinais em que ela é somente platéia e se gostar paga o preço resultante do que viu. Por isso o povo respondeu que era boa aquela palavra (1Re 18: 24).

Então Elias disse aos profetas de Baal que escolhessem um bezerro, o preparassem e que não lhe metessem fogo, mas invocassem o seu deus para que o fizesse. E desde manhã até o meio dia os profetas de Baal invocaram em vão a seu deus e saltavam sobre o altar sem receber nenhuma resposta (1Re 18: 25-27).

Como não houvesse resposta alguma até ao meio dia, Elias passou a zombar do deus deles desafiando-os diante de todos, o que era necessário devido à incredulidade do povo, que a tudo assistia. Quando o verdadeiro Deus está presente o inimigo não pode se manifestar sem que receba autorização de Deus para isso, e Deus estava por trás desse negócio. Elias sabia disso, por isso zombava dos sacerdotes de Baal.

Passaram a fazer conforme o seu costume, retalhando-se com facas e lancetas diante de seu deus até derramar seu sangue, e se faziam isto é porque em outras ocasiões haviam, dessa forma, recebido resposta e esperam recebê-la agora também. Porém nada aconteceu, pois Deus estava presente nesse negócio e o inimigo não pôde agir (1Re 18: 28).

Passaram então a "profetizar" certamente falando das grandezas de seu deus e de seus feitos, o que nós mostra que os profetas do diabo também "profetizam", e que temos que discernir os profetas verdadeiros e falsos em nosso meio (1Co 14: 29). Iniciaram, por fim, as ofertas de manjares, e nem assim houve resposta alguma nem por voz, nem por sinal, nem por fogo até o final do sacrifício que prestaram a seu deus (1Re 18:29).

O SACRIFÍCIO AO SENHOR

Elias convocou o seu povo e reparou o altar do Senhor que estava quebrado, talvez pela idolatria o altar tivesse sido abandonado até se achar quebrado.

Pode ser que hoje se preste culto nas igrejas a Deus com o altar do Senhor "quebrado" devido à idolatria aos homens, o que se revela como um culto irracional para Deus (Rm 12: 1-2). E o seu altar vivo, está bom ou está quebrado? (1Re 18: 30).

Elias pôs doze pedras, uma por cada tribo de

Israel e as pôs como fundamento do altar do Senhor, e fez um rego de boa largura, duas medidas de plantio de semente em torno do altar circundando-o, e pôs os pedaços do segundo bezerro sobre a lenha (1Re 18: 31-33).

Elias ordenou que enchessem, em tempo de seca de três anos e meio, quatro cântaros de água e o derramassem sobre o altar e isso por três vezes até que a água chegou e encheu o rego ao redor (1Re 18: 34-35). Elias não facilitou em nada o sacrifício ao jogar água sobre o mesmo, encharcando-o, antes o dificultou diante de todos. Seria muito mais fácil jogar betume que é inflamável ou enxofre, para facilitar, mas Deus não precisa de ajuda para operar o sobrenatural (Mt 19:26 e Lc 1: 37).

Aqui, na oferta de manjares, Elias revela que Deus ordenara tudo o que ele estava fazendo e que nada fazia de si mesmo, por isso confiava no resultado que viria do céu (1Re 18: 36).

Revela também, orando a Deus, que isso era para que o povo que era cheio de incredulidade, por ver, pudesse crer e escolher a que deus deveria seguir, se ao Senhor ou a Baal (1Re 18: 37).

O FOGO DO CÉU EM RESPOSTA A ELIAS

Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e ainda lambeu a água que estava no rego, o que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: "Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!".

Como todo o judeu ao ver o sinal (Mt 12: 38-39 e 16: 1-4), assim eles creram e responderam à pergunta feita no verso 21 onde nada haviam respondido. Diante do sinal se decidiram.

A água no altar umedeceu o coração ressequido do povo estéril pela seca e gritaram: "Só o Senhor é Deus!".

E você hoje, precisa de um sinal para crer, ou de água sobre o seu altar?

JESUS ERA DEUS, MANIFESTADO NA CARNE

Hoje nós somos o lugar de adoração a Deus, os adoradores espirituais (Jo 4: 23-24), os altares vivos de Deus (1Co 3: 16-17 e 6: 19-20).

Jesus veio para dar a água que necessitamos em nosso altar como está em Jo 4: 13-14 e 7: 37-39 e tenhamos rios de água viva a jorrar de nosso ventre. Após você receber a água em seu altar, Jesus vai enviar o fogo sobre você para que você como sacrifício vivo queime e ilumine o mundo pelo Espírito.

Jesus primeiro envia o fogo da separação que já está ardendo em todos os que crêem e foi assim com você também, você perdeu amigos, parentes ao se converter, eles não queriam nem a água nem o fogo do Espírito Santo (Lc 12: 49). Jesus prometeu o fogo e o enviou em At 2: 1-4 e os altares cheios de água receberam as "línguas de fogo" que lamberam até os que estavam ao redor, e foram cheios do fogo do céu que descendo, queima o fogo estranho do mundo em você.

* Com o Espírito Santo presente, todos os sinais e maravilhas são possíveis aos que estão cheios da água do altar em seus vasos, pois tudo é possível ao que crê! (Mc 9: 23).

E o que crê pela fé, sabe que aquele que é seu Senhor, só Ele é Deus!

E você? Está ressequido, estéril, sedento, sente que está virando pó pela estiagem? Venha! A "Água do altar" está disponível para você!

3 comentários:

  1. A paz do Senhor,

    Grande mensagem para uma manhã abençoada.
    Deus continue abençoando o irmão.

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Paz Amado,

    Gostei das mensagens postada neste Blog.
    Está otimo. Por isso vou segui-lo
    Se der tempo passe no meu também.

    Abçs fraternos,

    Hubner Braz
    http://hubnerbraz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que mensagem abençoada! Sou da UBE e já estou te seguindo aqui. Se puder, apareça no meu blog tem muita coisa interessante. Paz!
    Abço,
    Pr. e Cantor CARLOS DE QUEIROZ
    (cientista social e teólogo)

    ResponderExcluir